Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com foco no desenvolvimento sustentável e no apoio aos pequenos e médios produtores o município de Colinas do Tocantins através da Secretaria Municipal Especial de Agricultura promoveu importantes ações pautadas no dinamismo e inovação que resultaram em melhoria da qualidade de vida e em benefícios aos produtores, sociedade e economia colinense.

No ano de 2014, cento e cinquenta e sete famílias foram atendidas pela Secretaria para o plantio em uma área total de 182,845 ha., sendo que desta área, foram 70 hectares plantados de milho, 40 hectares plantados de mandioca e 30 hectares plantados de feijão fraldinha (trepa-pau) com área de 47,846 ha destinada à formação de pastagens. Também foi realizado trabalho de orientação e assistência técnica para o plantio de 250 mil pés de abacaxi.

Colinas por meio da Secretaria disponibiliza para agricultores da cidade, técnico, patrulha mecanizada, para a gradagem do solo, correção do solo – distribuidora de calcário, até o plantio – com plantadeiras, todos mecanizados, tudo isso faz parte do Programa Lavoura Produtiva.

A Secretaria também comemora a produção de 16.885 mudas pelo viveiro municipal, e a doação de 5.535, que contribuíram para a arborização da cidade e o fortalecimento das ações de sensibilização da comunidade em relação à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente.

O Secretário da pasta, Fábio Alves Carvalho falou sobre os avanços em relação ao programa sobre apicultura e sobre o trabalho para fortalecimento da Melopicultura, a atividade do mel. “Na apicultura começamos o ano com seis famílias e elevamos esse número para dezessete famílias com a produção de duas toneladas e meia de mel. Nossa meta para 2015 é ampliar o número de famílias beneficiadas com esse programa”.

Em relação ao Serviço de Inspeção Municipal foram inspecionados 13.000 kg de queijos, 9.000 kg de linguiça, 7.622 bovinos e 2.542 suínos.

Na Diretoria de Assistência Social Rural foram atendidas 179 famílias que foram avaliadas e orientadas em relação aos fatores socioeconômicos, de higienização e sanidade.

O prefeito José Santana Neto avaliou de forma positiva os avanços e as conquistas dos trabalhos desenvolvidos. “O Município tem se empenhado  em apoiar os produtores rurais, dando total assistência técnica para o fortalecimento da agricultura familiar, através do meio social e econômico, onde temos conseguido atender a demanda de forma satisfatória, através dos diversos programas que tem sido desenvolvidos”, enfatizou.

Fábio Alves Carvalho comentou que a equipe vem trabalhando para implantar uma agricultura forte no município colinense. “Hoje já podemos analisar o resultado e os benefícios de algumas das ações que realizamos e que refletiram em melhoria na qualidade de vida da comunidade da zona rural. Sabemos que ainda há muito a ser feito e juntos, com planejamento, esforço e dedicação acredito que conseguiremos ainda mais resultados positivos para atender aos anseios da comunidade”, avaliou.