Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi realizada na tarde de ontem, segunda-feira (12), palestra promovida pelo Projeto Desenvolve Palmas sobre as diferenças entre empresas, cooperativas e associações para produtores das hortas comunitárias de Palmas. O encontro foi realizado no CIAP – Centro de Inovações e Aceleração de Palmas (1.012 Sul,  na TO-050) e teve duração de aproximadamente duas horas.

A demanda para a palestra surgiu na plenária realizada em dezembro para produtores de hortas comunitárias. “Todos os presentes se mostraram bastante interessados na regularização do trabalho, porém todos tinham muitas dúvidas. Por isso, propomos a realização desta palestra”, explicou Juliete Oliveira, coordenadora geral do projeto.

A palestra, realizada por Bruna Reis, advogada do Projeto Desenvolve Palmas, foi bastante didática e tratou desde pessoas jurídicas, tipos de sociedades e diferenças entre cooperativas e associações, principal dúvida levantada pelos presentes. "Busquei mostrar aos participantes as vantagens e desvantagens de cada uma, evidenciando a todos que a cooperativa é atualmente o modelo de negócio mais vantajoso que existe e que tem tudo a ver com o desejo por crescimento e maior geração de renda pelos produtores das hortas”, pontuou a palestrante.

Ao longo da palestra, Bruna abriu espaço para responder a dúvidas dos presentes, os quais participaram ativamente durante toda a tarde. Para o participante Bonfim dos Reis, Coordenador do Programa Hortas Comunitárias, o encontro foi muito importante tanto para o esclarecimento de dúvidas, quanto para plantar a semente do trabalho associado nas mentes dos produtores. "A palestra foi bastante esclarecedora e eu creio que daqui possa sim sair um empreendimento, o qual poderá servir como um projeto piloto para mostrar a outros produtores que o cooperativismo vale muito a pena", finalizou Bonfim.