Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins iniciou nesta quarta-feira, 21, o planejamento das ações de controle e combate às queimadas irregulares no Estado. A secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), coronel Dodsley Yuri e o coordenador adjunto da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), tenente-coronel Peterson Ornelas, reuniram-se para tratar do assunto.

De acordo com a secretária Meire Carreira, a iniciativa visa preparar os órgãos estaduais e municiais para aturarem antes do período mais crítico das queimadas, que acontece de julho a outubro. “Nesse momento estamos iniciando o nosso planejamento, pretendemos reunir mais informações sobre o comportamento do fogo no Estado, quais municípios historicamente possuem mais índices de queimadas e com isso pensar em estratégias para atender, da melhor forma possível, as ocorrências”, explicou.

A secretária disse ainda que o planejamento das ações será realizado com a participação de outros órgãos estaduais, como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e com os órgãos ambientais das prefeituras municipais. “Vamos convidar os prefeitos para discutir a parceria, considerando inclusive os benefícios que os municípios recebem do ICMS Ecológico”, frisou.

A reunião contou com a participação do subsecretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio Lélis, do engenheiro agrônomo da Semarh, Aldo Azevedo, da gestora pública da Semarh, Denise Raposo e do secretário executivo da Proteção e Defesa Civil, Diógenes Madeira. (Ascom Semades)