Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Para apresentar os resultados dos programas realizados em parceria entre o Estado do Tocantins e a Embaixada Americana estarão em Palmas, nesta quarta-feira, 21, o Adido Cultural Adjunto da Embaixada dos Estados Unidos da América, Walter Kerr e o coordenador geral de Programas de Ensino de Inglês da Embaixada, Rick Rosenberg. O objetivo da visita é fortalecer as ações voltadas para o ensino de inglês nas escolas da Rede Pública Estadual.

Nesta quarta, eles participarão de uma reunião na Secretaria da Educação, às 14h40, com o secretário Adão Francisco de Oliveira, superintendentes, diretores da Seudc e com os professores que participaram de intercâmbios de estudos nos Estados Unidos no ano passado. Esses professores irão apresentar na reunião os projetos e ações desenvolvidas durante a visita de estudos.

Em parceria com a embaixada americana e o Consed (Conselho Nacional de Secretários da Educação), a Secretaria da Educação do Tocantins desenvolve o programa Jovens Embaixadores, o programa Líderes Internacionais em Educação (ILEP), o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA e o programa Gestão Escolar.

Educadores tocantinenses nos EUA

A educadora Luciene Alves, coordenadora do Prêmio Gestão Escolar no Tocantins, foi uma das professoras que participaram de intercâmbio em 2014. Ela viajou no período de 14 a 25 de setembro, para os Estados Unidos e conheceu as experiências de gestão de Washington, New York e Pensilvânia.

Outra professora que participou de uma viagem de estudos foi Soraia Tomaz, técnica do Desporto da Seduc, selecionada juntamente com 16 brasileiros para um intercâmbio pelo programa ‘Sport for All”, com foco na inclusão de direito e ativismo para pessoa com deficiência. O intercâmbio foi realizado nos Estados Unidos, no período de 18 de outubro a 2 de novembro de 2014.

E a professora Anália Vieira Neta, gestora da Escola Estadual de Lavandeira, instituição selecionada como escola referência no Prêmio Gestão Escolar. Anália ficou na Inglaterra, por 20 dias, em novembro de 2014, para uma formação. (Ascom Seduc)