Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

Foto: Imagem ilustrativa/ Da Web

Mais de 28,5 mil candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 se inscreveram para cursos de graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) nos dois primeiros dias de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição 2015/1.

Com 3.837 inscritos, 95,93 candidatos/vaga e uma nota de corte igual a 760,80, o Curso de Medicina é o mais concorrido na UFT, acompanhando a tendência da maior parte das instituições de ensino participantes do sistema. Direito e Engenharia Civil aparecem no segundo e terceiro lugar, respectivamente, no ranking das graduações mais procuradas na Instituição.

Entre os novos cursos ofertados pela UFT neste semestre, o mais concorrido é o de Relações Internacionais, do Câmpus de Porto Nacional, com 13,20 candidatos/vaga. Educação Física, do Câmpus de Miracema, tem 10 candidatos/vaga conforme a mais recente parcial divulgada, e Educação Física do Câmpus de Tocantinópolis, 8,4 candidatos/vaga. O Bacharelado em Ciências Sociais de Porto Nacional contabiliza 245 inscritos e 6,13 candidatos/vaga. Confira todas as notas de corte e a concorrência parcial dos cursos da UFT aqui.

A UFT oferta por meio do processo seletivo 1.775 vagas - 100% das vagas em 47 cursos de graduação.

As inscrições para o Sisu seguem abertas até as 23h59 desta quinta-feira (22), considerando o Horário de Brasília, no site sisu.mec.gov.br. Até o encerramento do prazo, os candidatos podem alterar suas duas opções de curso com base nas prévias das notas de corte divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC). O último boletim será publicado a partir das 2h desta quinta, no site do Sisu.

Para aumentar as chances de seleção, o candidato deve monitorar sua posição e as notas de corte parciais calculadas com base no número de vagas disponíveis e o desempenho dos candidatos inscritos em cada curso. Se a nota do candidato estiver muito distante da nota de corte para os cursos escolhidos, vale analisar outras possibilidades. Cotistas também devem avaliar as notas da seleção de ampla concorrência, pois nem sempre disputar vagas em modalidades de reserva de vagas é mais fácil.

O resultado da chamada regular do Sisu deve ser divulgado na próxima segunda-feira (26). Depois disso, os não selecionados ainda terão a oportunidade de participar da lista de espera, e disputar eventuais vagas remanescentes. (Ascom UFT)