Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 21, o prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto e a secretária de Saúde do Município, Maria Audilene Fagundes participaram de evento sobre o Programa Mais Médicos, em Palmas. O objetivo do evento, de iniciativa do Governo do Tocantins, foi avaliar o Programa no Estado e traçar uma nova perspectiva para 2015.

Presente na ocasião, o secretário Estadual de Saúde, Samuel Bonilha, ressaltou a importância da atenção básica e citou a pretensão em implantar o projeto de atendimento especializado em Colinas do Tocantins. Atualmente, o Município de Colinas já conta com profissionais do Programa Mais Médicos, assim como do Provab - Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica. No evento, orientações gerais foram direcionadas aos presentes, sobretudo, por encontra-se em aberto, um edital com municípios selecionados que poderão aderir para dar início à parceria ou aumentar a já existente. No caso de Colinas, o programa poderá ser ampliado.

Segundo José Santana Neto, em Colinas o Programa é de grande importância. “Os profissionais do Mais Médicos ajudam a gente no Programa de Saúde da Família, exclusivo pra isso, além de aumentar a média de médico dentro da população traz pra gente a tranquilidade do ponto de vista financeiro. O custo é menor para o município e nós não precisamos ficar dividindo médico com equipes. O Mais Médicos vem atender principalmente isso e trazer a segurança pra gente de que a unidade de saúde terá sempre um profissional à disposição não só para atender às consultas, porque o Programa de saúde da família é mais que isso,  mas para montar uma estratégia de defesa dos interesses daquela comunidade que ele convive na prevenção de saúde da família”.

Marudiney César Rodrigues, diretora da Atenção Primária da Sesau, explicou que conforme publicação do Governo Federal, os municípios citados já podem manifestar seus interesses em aderir ao novo edital, assim como os profissionais interessados, dia 30, ocorre o primeiro filtro do Ministério da Saúde.    

Na Sesau

Ainda na quarta, José Santana e Maria Audilene estiveram na Sesau – Secretaria da Saúde com a subsecretária da Saúde do Estado Maria Auri Gonçalves Souza, onde deram continuidade à conversação sobre a pactuação que deve ocorrer entre Estado e Município. A troca de informações tem sido constante. A expectativa é de que em fevereiro próximo, o termo de cooperação técnica já esteja em vigor com apoio do Governo Estadual à saúde municipal no que se refere à repasse financeiro, pessoal e medicamentos.  

Nesta quinta-feira, uma equipe técnica da Sesau visitou o Município e avaliou as instalações físicas do Hospital Municipal. O intuito é de que as partes estejam aptas para a conclusão da pactuação. (Ascom Colinas)