Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Donizeti assume Senado no lugar de Katia Abreu

Donizeti assume Senado no lugar de Katia Abreu Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Donizeti assume Senado no lugar de Katia Abreu Donizeti assume Senado no lugar de Katia Abreu

A senadora Katia Abreu (PMDB) toma posse no Senado no domingo, 1º, para o segundo mandato de oito anos. Como está a frente do Ministério da Agricultura, Katia se licenciará logo em seguida a posse e o primeiro suplente, Donizeti Nogueira (PT) assumirá, assim como outros suplentes, na primeira sessão do Senado no dia 3 de fevereiro.

Em entrevista ao Conexão Tocantins nesta segunda-feira, 26, Nogueira que é petista histórico e um dos fundadores da legenda no Estado, disse que a oportunidade é importante e que já tem planos para o exercício do mandato. “É uma experiência nova para o qual me considero preparado pra exercer e trabalhar em defesa do Estado e do nosso povo”, frisou.

O suplente falou de suas principais bandeiras que defenderá no Senado. “Terei como principais áreas de atuação a educação, direitos humanos, agricultura familiar e também a política da territorialidade que foi muito forte no governo Lula”, lembrou. Politicamente Nogueira pretende auxiliar o partido para o processo de planejamento estratégico para as eleições de 2016. “O partido vai fazer um planejamento geral estratégico dos próximos anos o PT deve estar focado num projeto tendo em vista os próximos 4 anos”, frisou. O partido tem seis prefeitos atualmente e pretende aumentar o número de prefeituras comandadas por petistas.

Assembleia Legislativa

Os 24 deputados estaduais do Tocantins para a próxima legislatura também tomam posse no domingo, 1º, a partir das 9 horas da manhã. Vão assumir os veteranos: Amélio Cayres (SD), Vilmar (SD), Luana Ribeiro (PR), Osires Damaso (DEM), Eduardo do Dertins (PPS), Toinho Andrade (PSD), José Bonifácio (PR), Amália Santana (PT), Wanderlei Barbosa (SD), Eli Borges (PROS), José Roberto (PT) e os novatos: Eduardo Siqueira Campos (PTB), Olyntho Neto (PSDB), Jorge Frederico (SD), Valderez (PP), Paulo Mourão (PT), Valdemar Júnior (PSD), Ricardo Ayres (PSB), Nilton Franco (PMDB), Mauro Carlesse (PTB), Elenil da Penha (PMDB), Rocha Miranda (PMDB), Cleiton Cardoso (PSL).

Logo após a posse outra sessão será aberta em seguida para realização da eleição da mesa diretora e do novo presidente do poder legislativo.

Câmara Federal

A sessão de posse dos deputados federais eleitos para a 55ª Legislatura da Câmara dos Deputados será realizada no dia 1º de fevereiro, domingo, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães. No mesmo dia, às 14h30, será realizada a reunião dos líderes partidários para a escolha, entre os partidos, dos cargos da Mesa Diretora do 1º biênio da 55ª Legislatura. Mais tarde, às 18h, será realizada a sessão de eleição da Mesa Diretora. A senadora Katia Abreu tomará posse no dia 1º de fevereiro, às 10 horas da manhã, no Plenário do Senado Federal para o segundo mandato.

O Tocantins tem oito deputados federais na bancada que assumirão: Dorinha Seabra (Democratas), Dulce Miranda (PMDB), Carlos Gaguim (PMDB), Josi Nunes (PMDB), Lazaro Botelho (PP), Vicentinho Junior (PSB), Irajá Abreu (PSD) e César Halum (PRB).