Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Joaquim Fernandes

Proporcionalmente, o Município de Colinas do Tocantins é autor do maior projeto habitacional do Estado, com meta para a construção de quase 2000 casas numa realidade de aproximados 33 mil habitantes. Atualmente, 325 famílias foram beneficiadas com programas habitacionais e desfrutam da sua casa própria, destas, 225 casas foram entregues em 2014.

Os esforços no âmbito habitacional não param. As obras de 400 casas estão em processo de finalização com previsão de entrega ainda no primeiro semestre de 2015, enquanto 500 encontram-se com o trabalho de construção acelerado devendo ser concluídas no segundo semestre deste ano.

Cento e sessenta casas frutos de um dos primeiros esforços do Município estão sendo finalizadas. Outras 550 unidades habitacionais encontram-se em fase de aprovação. As casas são oriundas do Programa Minha Casa Minha Vida e do PSH - Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social, uma linha de crédito direcionada à produção de empreendimentos habitacionais, além do PAC 2, todos do Governo Federal.

Leandro Coutinho diretor Executivo de Habitação do Município de Colinas destaca que o sucesso dos empreendimentos deve-se a vários fatores. “O empenho do Prefeito Santana, o apoio da deputada Amália Santana, o desempenho da equipe na execução dos projetos e o apoio da população são alguns dos fatores que contribuíram para que Colinas se tornasse um dos  municípios tocantinenses de maior destaque na construção de casas populares”.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras, Saneamento, Habitação e Urbanismo o déficit habitacional existente era de 2500 casas, índice que será diminuído em 73,40% com a conclusão de todos os projetos. Além disso, o programa vem gerando 250 empregos diretos há três anos e continuará em 2015.

Segundo o prefeito de Colinas José Santana Neto, o trabalho desempenhado vai ao encontro ao que foi proposto à população ainda em época de campanha. “Estamos honrando nosso compromisso com a população e buscando meios e apoios para proporcionar esse benefício. Esperamos que muito mais famílias possam desfrutar do seu próprio lar. Tudo isso só é possível graças ao programa habitacional criado por Lula, continuado pela presidenta Dilma, um compromisso com o trabalhador”.