Educação

Foto: Elias Oliveira

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) dá início ao ano letivo de 2015 na próxima segunda-feira, 2. Ao todo, mais de 164 mil alunos retomarão a rotina escolar nas 530 escolas da Rede Estadual de Ensino. A aula inaugural será no Centro de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto, a partir das 8h30, e será transmitida ao vivo pelo canal da TV Seduc.

No primeiro dia de aula no CEM de Taquaralto, os alunos serão recebidos com manifestações culturais, como a do grupo de capoeira da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, além da apresentação da Fanfarra da própria escola e da Orquestra Sinfônica Amor Perfeito. Os estudantes também vão participar de um momento de bate-papo comandado pelo humorista Paulo Vieira, ganhador do Prêmio Multishow de Humor em 2014. O “Papo Legal” será uma atividade interativa entre alunos, professores e as autoridades presentes.

As boas-vindas à comunidade escolar serão dadas pelo governador Marcelo Miranda e o secretário da Educação, Adão Francisco de Oliveira. De acordo com o secretário, a expectativa é a que a Seduc possa implantar a partir deste ano letivo uma gestão que torne a Educação do Tocantins uma referência nacional. “O que nós queremos é exatamente isso: estar próximos, conviver com a experiência escolar e aprender também com as experiências das escolas. Com isso a gente pode alimentar todo o sentido da nossa política pública”, frisou.

Expectativa

Estão matriculados no CEM de Taquaralto 1.995 estudantes no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola, localizada na região sul da capital, tem 15 anos de existência, e é referência para os estudantes de Taquaralto e bairros vizinhos.

Entre os alunos que aguardam pelo início do ano letivo, o sentimento é de ansiedade. Wagner Túlio Gomes de Souza ficou dois anos fora da escola e vai retomar os estudos na próxima segunda-feira. Aluno da EJA, o jovem de 21 anos está preparado para a volta às aulas. “O meu foco este ano é estudar e terminar o ensino médio. Eu quero fazer faculdade”, ressaltou o estudante do 1º ano.

Carnaval do Bem

Também participam da programação de volta às aulas o secretário de Estado de Esporte e Juventude, Salim Milhomem, e o superintendente de Juventude, Ricardo Ribeirinha, que na ocasião lançarão a campanha “Carnaval do Bem”.

A ação visa promover atividades educativas e de conscientização junto aos jovens tocantinenses. Além de projetos nas escolas da rede estadual, como o Programa Estadual de Resistência as Drogas (Proerd), também serão realizadas blitzen educativas nas principais cidades do Tocantins. A primeira mobilização será às 8 horas, na Avenida Tocantins, em Taquaralto.

Transmissão ao vivo

A aula inaugural do ano letivo de 2015 será transmitida ao vivo, com o apoio da Fundação Redesat, pelo canal TV Seduc no youtube. Para acompanhar a programação na internet, basta acessar o link https://www.youtube.com/user/TVSeduc. (Ascom Seduc)