Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Por meio de nota à imprensa na tarde deste sábado, 31, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), conclamou os deputados que são seus aliados políticos para que acompanhem o candidato à presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins indicado pelo governador Marcelo Miranda (PMDB).

São aliados do prefeito os deputados Cleiton Cardoso (PSL), Junior Evangelista (PRTB), Olinto Neto (PSDB) e Ricardo Ayres (PSB).

Até o momento os deputados que tem trabalhado de forma mais evidente visando a presidência da Casa de Leis são: o Democrata, Osires Damaso – atual presidente e integrante do bloco da oposição – e Paulo Mourão (PT) da base governista.

Confira abaixo a nota do prefeito na íntegra.

Nota prefeito Carlos Amastha 

O Tocantins vive um momento único. Único, porque temos com igual grau de intensidade, desafios e oportunidades. Ambos, desafios e oportunidades, me provocam uma vigilante esperança.

Essa esperança se baseia na perspectiva de podermos juntos avançar no amadurecimento político do Tocantins.

Com o nobre visionário Siqueira Campos tendo passado o bastão em merecido retiro após tanto servir e com o necessário resgate da história, que reconduziu Marcelo Miranda ao Araguaia pelo voto, para cumprir o que tantos tocantinenses dele esperam, a política finalmente salta à frente no tempo.

Também marcado pela esperança foi o processo que me conduziu à Prefeitura de Palmas, mostrando novos caminhos possíveis, como é o caminho que percorre a senadora Kátia Abreu no cenário nacional, hoje ministra de Estado, em uma pasta com poder, influência e total sinergia com a vocação econômica do Tocantins.

Por isso vejo no horizonte que podemos alcançar nossa maturidade política.

E só com essa maturidade será possível enfrentar os graves desafios econômicos, sociais e institucionais que se impõe ao Tocantins e por consequência, a todos nós.

Em nome dessa esperança e no chamamento a essa maturidade, me manifesto no instante em que se define a mesa diretora da Assembleia Legislativa tocantinense.

Um legislativo independente é condição sine qua non da democracia. Isso não se discute.

Não se discute também, que nas situações em que isso se faz necessário, o homem público deve fazer sua posição e opinião, também públicos.

É por crer convicto que o momento é de agir com maturidade política e espírito tocantinense, com base na necessidade de conduzir nosso querido Estado a uma governabilidade responsável, que conclamo os companheiros deputados com quem dividimos projetos e sonhos, que acompanhem, a exemplo da companheira deputada Valderez, do nosso partido, ao candidato indicado pelo governador Marcelo Miranda.

A hora é de união, de convergir e de cravar, com esse gesto republicano, o marco da tão sonhada maturidade política do Tocantins, pelo crescimento do Estado e pela felicidade de todos os tocantinenses.