Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os componentes da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins - TJTO para o biênio 2015/2017 serão empossados na próxima segunda-feira (2/2). A Sessão Solene será realizada a partir das 14 horas, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno do TJTO. 

Integram a nova cúpula os desembargadores Ronaldo Eurípedes, como presidente da Corte, Luiz Aparecido Gadotti, vice-presidente; Eurípedes Lamounier, corregedor geral de Justiça; Maysa Vendramini Rosal, vice-corregedora; Marco Villas Boas, diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat); e Helvécio de Brito Maia Neto, diretor geral Adjunto da Esmat.

O desembargador Ronaldo Eurípedes, eleito por unanimidade assumirá a presidência do TJTO em sucessão à desembargadora Ângela Prudente.

Perfis Resumidos

- Ronaldo Eurípedes de Souza, nasceu no dia 16 de abril de 1961, na cidade de Ituiutaba - MG, filho de Maria Angélica Guimarães de Souza e Ramiro Izidoro de Souza. Iniciou sua carreira profissional como servidor concursado do Banco do Brasil em 1980. É graduado em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, iniciando sua carreira jurídica na advocacia privada em 1992. Mudou-se para o Tocantins em 1996,  atuando como advogado durante 20 anos. É fundador da Associação Tocantinense de Advogados. Assumiu o cargo de Desembargador no dia 07 de dezembro de 2012. Sua nomeação se deu por Decreto Governamental, após ter sido escolhido em lista sêxtupla pela OAB/TO e lista tríplice pelo Tribunal Pleno deste Tribunal de Justiça. Atualmente o desembargador ocupa o cargo de vice-corregedor Geral de Justiça.

- Luiz Aparecido Gadotti, nasceu em Santa Albertina-SP. Graduou-se pela Faculdade de Direito de Araraquara. Em 1989, ingressou na Magistratura tocantinense como Juiz Substituto da Comarca de 2ª Entrância de Colinas do Tocantins. Em 1991, foi nomeado Juiz de Direito da Comarca de Xambioá e, em 1992, promovido para a Comarca de Araguatins. No ano seguinte volta para Comarca de Colinas, quando ela fora elevada a 3ª Entrância. Sua nomeação para o cargo de Desembargador ocorreu em 18 de novembro de 1998, pelo critério de merecimento. Gadotti foi o primeiro Juiz oriundo do 1º Concurso para a Magistratura, realizado no Estado do Tocantins, a tomar assento na Corte do TJTO. Atuou como membro da Comissão de Regimento e Organização Judiciária, no biênio 1999/2001, quando desenvolveu o Projeto Normativo Interno, convertido na Resolução no 004/2001 (Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins). O atual Corregedor Geral de Justiça ocupou a Presidência da Egrégia Corte do Tribunal de Justiça do Tocantins no biênio 2001/2003. Nesse período, assumiu interinamente o Governo do Tocantins entre os dias 18 e 31 de julho de 2001.

- Eurípedes do Carmo Lamounier, é natural de São Luís de Montes Belos - GO. Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Especializou-se em Direito Penal e em Processual Penal pela Academia de Polícia de Goiás. Em sua trajetória profissional, foi Escrivão de Polícia Civil do Estado de Goiás (1972 - 1982) ; Comissário de Polícia Civil do Estado de Goiás (1982 - 1987); Promotor de Justiça dos Estados de Goiás e Tocantins (1987 - 1989). Atuou como Juiz de Direito deste Estado desde 1989, tendo atuado como juiz-corregedor na Corregedoria-Geral da Justiça e juiz titular na Vara Criminal de Guaraí/TO e na Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Palmas/TO. No dia 17 de janeiro de 2013, foi promovido a desembargador pelo critério de antiguidade.

- Maysa Vendramini Rosal, nasceu em 10 de fevereiro de 1959, natural da cidade de Goiânia-GO, filha de Leonídio Vendramini e Anestides Cândido Vendramini. Formada em direito pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas de Goiânia-GO no ano de 1982 e em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, no segundo semestre de 1982.Iniciou a carreira profissional como servidora do Poder Judiciário de Goiás, de setembro de 1980 a outubro 1989. Tomou posse como magistrada do Estado do Tocantins em 29 de setembro de 1989, atuando nas Comarcas de Cristalândia, Araguatins, Gurupi e Palmas. No dia 17 de julho de 2014 tomou posse como integrante da Corte pelo critério de antiguidade.

Marco Anthony Steveson Villas Boas, é mineiro de Uberaba, nascido em 22 de maio de 1962. Foemou-se na Faculdade de Direito do Distrito Federal (CEUB), em 1986. Advogou em Goiás e no Distrito Federal e 1989 foi aprovado no concurso para magistrado do Tocantins. Atuou nas comarcas de Dianópolis, Colméia, Porto Nacional e Palmas. Foi eleito Juiz Corregedor em duas oportunidades. Em 1994, foi escolhido para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e em 1996, foi escolhido para exercer o cargo de Juiz Eleitoral da 29ª Zona, em Palmas, e em 1998 passa a ser juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral. Foi um dos fundadores do Curso de Direito da Universidade do Tocantins. Em 2001 foi promovido, por merecimento, a Desembargador e, no ano seguinte, é eleito Presidente da Corte para o biênio 2003-2005. Pela terceira vez consecutiva é eleito Diretor Geral da Esmat.

- Helvécio de Brito Maia Neto, nasceu no dia 10 de dezembro de 1957, na cidade de Aracaju, Sergipe. É filho de Alaíde Moreira Maia e Lauro Augusto do Prado Maia. Formou-se Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes – UNIT – Aracaju, em 1986. É Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDUL/ESMAPE - 2014 e Mestrando em Ciências Constitucionais – FDUL/ESMAPE – 2014. Na magistratura tocantinense já atuou como juiz Corregedor do Estado do Tocantins, eleito em dois mandatos sucessivos (1990/1992). (Ascom TJ)