Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Elias Oliveira

Parte da política estadual para prevenção ao uso de drogas entre os jovens do Tocantins, a campanha Carnaval do Bem foi oficialmente lançada no município de Paraíso na tarde da última segunda-feira, 2. A campanha é uma parceria entre diversos órgãos do Governo e visa promover atividades de conscientização em todos os municípios do Estado, em especial aos jovens, sobre formas seguras de aproveitar os dias de folia.

Representando o secretário de Estado da Educação, professor Adão Francisco, o diretor de Diversidade e Programas Especiais da Seduc, Felipe Carvalho, destacou a implantação da política de educação integral, proposta pela Pasta. “Os jovens precisam ser educados não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida. Neste contexto, a participação de setores como o desporto e a cultura é muito importante”, frisou. 

Presente no evento, que foi realizado no Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, o vice-prefeito de Paraíso, Ary Arraes, representou o prefeito Moisés Avelino e destacou a importância da conscientização dos jovens tocantinenses. “O momento do carnaval é um momento em que as famílias de bem de nosso município ficam realmente preocupadas com a integridade dos nossos jovens. Isso nos faz termos uma responsabilidade ainda maior para fazermos uma Paraíso melhor”, completou. 

Um dos idealizadores da campanha, o superintendente da Juventude da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Ricardo Ribeirinha falou um pouco de sua experiência no combate ao uso de drogas e reforçou a necessidade do trabalho de prevenção junto à juventude tocantinense. “Estou certo de que o melhor caminho para educar e prevenir é a escola. O jovem, quando se perde no mundo das drogas, é muito difícil sair”, explicou. 

Juventude

Para os alunos presentes no lançamento do Carnaval do Bem, a campanha assume um papel importante em dialogar diretamente com os jovens do Estado. Opinião da aluna do 2º ano do Ensino Médio do CEM José Alves de Assis, Amanda Araújo Teodoro, de 16 anos. Para ela, o mais importante é que as ações falem a língua dos jovens. “Acho a campanha legal pois os jovens hoje em dia têm muita informação. Para trabalhar com o jovem, é preciso falar a mesma língua que ele”, salientou.

Já Josiel Romualdo, de 15 anos, destacou que a conscientização durante um período de festas, que é o carnaval, é importante para amenizar os problemas que são acentuados durante a data. “Acredito que pode melhorar muito a nossa vida. Existe muita violência, muitas mortes ocasionadas pelas drogas e a conscientização é muito importante para sabermos identificar e evitar este tipo de problema”, disse. (Ascom / Seduc)