Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valério Zelaya

A realização de ações de valorização e divulgação da literatura tocantinense em parceria entre a Academia Palmense de Letras (APL) e a Prefeitura de Palmas esteve em discussão em encontro na manhã desta terça-feira, 10, entre o prefeito Carlos Amastha, a presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Eliane Campos e imortais da academia.

Entre as ações discutidas no evento está o lançamento de livro de crônicas sobre Palmas, Crônicas de uma Nova Cidade, já em fase de impressão e editado com o apoio da FCP. Além do livro a APL também apresentou o projeto para a realização de um seminário sobre literatura, uma série de intervenções urbanas, um projeto de produção de um kit com obras dos escritores locais, e a realização de um intercâmbio cultural com países latino-americanos, a começar pela Colômbia, dentre outros. 

De acordo com o presidente da APL, Edson Cabral, a Academia busca além de estimular a prática da leitura, promover e dá suporte aos escritores locais, tendo encontrado na Prefeitura, através da FCP, parcerias e suporte ideais, “Nós já temos uma relação próxima e positiva de ideias, e, a atitudes do Prefeito tem sido muito positiva de uma atenção especial com a literatura, demonstrando a vontade e disposição de avançarmos nessa parceria”, argumentou. 

“Uma cidade não é apenas infraestrutura e saúde, a sua gestão tem que abranger todas as áreas, a cultura é uma delas. A nossa literatura é fundamental na formação do cidadão, por isto acreditamos nessa parceria. Cultura, artes, literatura também são fontes de desenvolvimento econômico”, afirmou Amastha após solicitar da FCP os procedimentos necessários para o avanço dos projetos. (Secom Palmas)