Polí­tica

Foto: Divulgação

Faltando pouco mais de 200 dias, a comunidade indígena mundial celebrará em Palmas a tradição e a cultura no maior evento esportivo voltado para as diferentes comunidades tradicionais. Nesta sexta-feira, 13, o deputado republicano Cesar Halum acompanhou o ministro do Esporte, George Hilton, conferindo o andamento da preparação na capital de Tocantins para a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que vai acolher etnias de 30 países, no mês de setembro.  

“É um momento histórico receber a primeira edição dos Jogos. A competição é uma grande oportunidade para mostrar a rica diversidade do País. Ao receber delegações de várias partes do mundo poderemos mostrar, além do espetáculo esportivo, a nossa cultura, o lazer e o fomente ao turismo. Tenho certeza que Palmas vai crescer e se desenvolver ainda mais com a realização dos Jogos”, disse o George Hilton.

Halum lembrou que o Tocantins conta com uma população indígena de cerca de 10 mil pessoas, de sete etnias, com cultura e tradições preservadas. “Temos uma vasta diversidade cultural que deve ser enfatizada para o mundo. A realização desses jogos é a chance de mostrarmos novamente o qual grande é a nossa receptividade, capacidade de realização de eventos mundiais e o mais importante, a riqueza cultural do nosso Brasil”, ressaltou o deputado.

Após agenda em Palmas, o ministro George Hilton, segue com o deputado César Halum para cumprir agenda em Araguaína, onde visitarão junto a autoridades e desportistas, as obras do Centro de Iniciação ao Esporte.

Por: Redação

Tags: César Halum, George Hilton