Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Júnior Suzuki

A alegria desfilou pelas ruas de Taquaruçu no último dia - terça-feira,18- de folia que foi marcado pela apresentação dos garotos do Projeto Tambores do Tocantins e Batucanto que percorreram as principais vias do distrito. O som contagiante dos tambores foi como um convite para festa que teve como destino a Praça Joaquim Maracaípe onde uma multidão já lotava o Anfiteatro para ver o encontro dos tambores com a Banda da Guarda Metropolitana da Capital. 

A festa estava apenas começando para o coordenador do Projeto Tambores do Tocantins, Márcio Bello, a ideia de resgate dos velhos carnavais trouxe aspectos positivos para a manutenção de uma brincadeira sadia onde abriu espaço e oportunidade para a participação de toda a comunidade e denominações religiosas. “A programação do Carnaval da Capital proporcionou uma brincadeira sadia com atividades lúdicas onde toda a comunidade pode participar sem aquela apreensão quanto à segurança, foi um Carnaval da família como nos velhos tempos. A Prefeitura de Palmas esta de parabéns” disse Bello. 

Bem afinada a Banda da Guarda Metropolitana dividiu espaço com os garotos do “Tambores do Tocantins”, enquanto que na arena personagens circenses e da literatura infantil buscavam chamar a atenção, convidando o público para cair na folia. Da arena central, a Banda seguiu para o palco central para a alegria geral do publico que caiu no embalo contagiante, ninguém ficou parado a cada marchinha apresentada. 

O novo formato do Carnaval em Taquaruçu fez também a alegria dos comerciantes que contabilizaram boas vendas. O casal André Adriano Lima e Daniele da Silva Porto tem bons motivos para comemorar a folia, vindos de São Paulo e há uma semana no distrito decidiram montar uma barraca para venda de alimentos. “As vendas foram satisfatórias além do que a gente estava esperando, por ser um Carnaval diferente por aqui passou famílias inteiras e percebemos que elas gostaram da festa e consumiram bem, e nós mais ainda pelo sucesso nas vendas”, disse André. 

Dona Márcia Francisca da Rocha é comerciante estabelecida em Taquaruçu. Ela matém uma lanchonete e doceria bem na praça e na primeira noite de folia percebeu que idéia de um novo formato de Carnaval seria um sucesso pelo movimento nas vendas. “Nunca tinha vendido tanto, tudo que eu colocava na vitrine eu vendia, sem contar nos sanduíches do cardápio, eu acreditei no sucesso da festa desde que foi anunciado como seria o Carnaval. Aqui em Taquaruçu, o povo sente falta de coisas diferente”, disse a comerciante. 

A presidente da Fundação Cultural de Palmas, Eliane Campos, resumiu bem a festa de Momo na Capital. Após ouvir várias pessoas, para ela foi um sucesso total o Carnaval 2015 em Palmas. “Já estamos pensando no próximo Carnaval, vamos criar novos editais de forma que proporcione oportunidade para os artistas comporem marchinhas que interagem ao publico e formação de blocos carnavalescos e que Palmas tenha sua identidade cultural”, disse a presidente.

A festa que começava a tarde não tinha hora para terminar, e a noite era sempre embalada por artistas locais que não deixaram a desejar. Na última noite se apresentaram Gil Doliath e Malu Lopes. 

O advogado Adailton Tomé de Sousa veio do Pará em busca de brincar o Carnaval com a presença de toda a família. A tranquilidade que ele buscou encontrou em Taquaruçu. "Gostei muito da festa e prometo voltar mais vezes, a qualidade dos artistas locais não deixaram a desejar", disse o advogado. (Secom Palmas)