Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

A confiança do empresário do comércio em Palmas continua em queda. É o que revela o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de fevereiro.  Pesquisa que mede esse índice na Capital apontou em fevereiro 99,0 pontos contra 106,2 de janeiro último, resultando numa queda de 7,2 pontos de um mês para o outro. Comparada com o mesmo período do ano passado, que registrou 123,6 pontos em fevereiro de 2014, a queda é de 24,6 pontos.

Sobre o cenário da atual economia brasileira, 45,8% dos entrevistados afirmaram que piorou muito e 38,0% que piorou pouco. Quanto aos que acharam que houve melhoras, apenas 1,4% disseram que melhorou muito, enquanto 14,8% registraram uma pouca melhora.

Sobre a condição do setor do comércio, 39,2% afirmaram que o quadro piorou pouco, e 27,9% que piorou muito. Dos que prenunciam melhoras, 24,1% disseram que houve uma pequena melhora, contra 8,8% que afirmaram que melhorou muito.

No que diz respeito à expectativa sobre a economia brasileira, o quadro é de recesso.  Enquanto 29,7% disseram que piorou pouco, 23,9% afirmaram que piorou muito. Na outra ponta, a dos otimistas, 25,2% disseram que houve pouca melhora e 22,1% que melhorou muito.

Com relação à expectativa para o comércio, a pesquisa revela – entre tantos números – que o brasileiro é mesmo um lutador e não desiste nunca. Pois, mesmo nesse cenário recessivo nacional, a maioria continua confiante. Enquanto 34,9% afirmaram que vai melhorar um pouco, 30,2% disseram que vai melhorar muito. No outro lado, 22,8% registraram que vai piorar pouco e, 12,1% que vai piorar muito.

Quanto a contratação de funcionários, o quadro não é animador. Dos entrevistados, 41,9% afirmaram que irão reduzir um pouco seus quadros, contra 35,7% dos que defendem a necessidade de aumentar um pouco esse quantitativo.

Funcionando como um indicador antecedente de vendas do comércio, do ponto de vista dos empresários comerciais, essa pesquisa é uma realização da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. E foi realizada nos últimos 10 dias do mês de janeiro deste ano. Esse recorte levou em conta o índice geral, ou seja, os números das empresas que possuem até 50 funcionários e as com mais de 50 empregados e, no total, 120 empresas foram consultadas, sendo todas localizadas em Palmas. (Ascom Fecomércio)

Tags: Fecomércio