Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

Estão abertas, até o dia 20 de março, as inscrições pra o I Curso de Iniciação ao Esporte Paralímpico no Tocantins. O curso é uma iniciativa da Academia Pralímpica Brasileira (APB), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e é destinado aos profissionais de Educação Física do Estado. O período de realização das aulas é entre 30 de março e 1º de abril.

O curso vem atender a uma solicitação dos docentes do Tocantins, como afirma a técnica em Desporto Escolar da Seduc, Soraia Maria Tomaz. “Neste ano teremos a 2ª edição dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets) e os professores demandaram um curso de capacitação para esse tipo de modalidade específica, uma vez que eles já atendem dezenas de alunos e ainda precisam atender, de uma maneira diferenciada, alunos com diversos tipos de deficiência, seja ela visual, motora ou intelectual”, concluiu.

Ainda segundo a técnica Soraia Maria Tomaz, por meio dessa capacitação os docentes do estado do Tocantins, terão mais segurança para desenvolver o treinamento paradesportivo nas escolas.

O coordenador da Academia Paralímpica Brasileira, Alberto Martins da Costa, ressaltou que o Tocantins é um dos poucos estados que ainda não recebeu a capacitação que visa não apenas o esporte competitivo, mas também a acessibilidade esportiva como um todo. “Para o comitê é extremamente importante a realização desse curso no Tocantins, isso porque a nossa intenção é capacitar todo o território nacional para trabalhar o esporte com pessoas com deficiência” ressaltou.

Oficinas

O conteúdo aplicado durante a capacitação abordará desde a estrutura e organização do esporte paralímpco, seus aspectos gerais da classificação funcional até a parte específica de três modalidades: Atletismo Paralímpico, Bocha Paralímpica e Voleibol Sentado.

As oficinas serão realizadas no ginásio do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Para se inscrever é necessário solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail parajets@gmail.com