Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, realizou nesta terça-feira, 24, reunião de validação da versão 2015 do Plano de Contingência para Incêndios Florestais e Queimadas Urbanas que prevê ações de prevenção e combate durante toda a temporada de estiagem.

A reunião contou com a participação de diversos órgãos, dentre eles, Defesa Civil Estadual, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

As atividades devem acontecer através de ações de educação e orientação, com palestras nas escolas, visitas em domicílios e propriedades rurais, intensificação e reforço nas equipes de fiscalização.

Também está sendo estudada a possibilidade de se instalar um sistema de alerta e alarme onde a cidade poderá receber reforço até de aeronaves da Força Aérea Brasileira, em caso de alerta máximo.

A principal preocupação segundo o secretário de Segurança e Defesa Civil, Francisco Viana, é garantir segurança e tranquilidade aos visitantes  durante a realização dos Jogos Mundiais Indígenas. "Vamos envidar todos os esforços para perseguir a meta estabelecida e realizar um evento dentro da normalidade, apesar das condições climáticas desfavoráveis no mês de setembro", enfatizou o secretário.

Na oportunidade,  o Plano  de Contingência para Incêndios Florestais e Queimadas Urbanas foi validado pelos parceiros e será coordenado pela Superintendência da Defesa Civil Municipal.

No mês de março o plano será apresentado para a Secretaria Nacional de Defesa Civil, segundo informou o superintendente da Defesa Civil, Iranilto Sales. “Foi aprovado um cronograma que antecipa as datas de lançamento e execução do Plano. Como se trata de um ano onde a dedicação em torno das metas estabelecidas é redobrada em razão dos Jogos Mundiais indígenas, estamos antecipando o lançamento para o mês de abril, quando o plano já passará a ser executado", afirmou Sales. (Secom Palmas)