Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Marcelo de Deus

Foto: Marcelo de Deus

A Diretoria de Controle Ambiental, da Fundação Municipal de Meio Ambiente divulgou nesta quarta-feira, 25, o segundo Boletim de Balneabilidade das Praias de Palmas do ano de 2015 e atestou que todas as praias permanentes de Palmas estão próprias para banho. A exceção é a Praia dos Buritis, que está passando por revitalização e não está aberta ao público, sendo que as campanhas de balneabilidade neste local estão previstas para iniciar a partir de junho próximo. 

O monitoramento foi realizado durante os dias 25 de janeiro e nos dias 01, 08, 19 e 22 de fevereiro. O parâmetro analisado para a balneabilidade das praias é o Número Mais Provável (NMP) de Escherichia coli por 100 ml.

Conforme a resolução Conama nº 274/2000, a condição de balneabilidade será definida como própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros e, imprópria quando não atendidos os critérios estabelecidos para águas próprias, quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 Escherichia coli ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde dos banhistas.

Programa

O Programa de Balneabilidade (qualidade bacteriológica) das Praias de Palmas é realizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas e está estruturado para atender às especificações da Resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000, que define critérios para a classificação de águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, o contato direto e prolongado com a água (banho, recreação, mergulho, esqui-aquático, entre outros).

As amostras são coletadas pelos técnicos da Fundação Municipal de Meio Ambiente e enviadas para o Laboratório de Microbiologia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins (LAMBIO), onde as análises são realizadas. De acordo com os resultados obtidos, todas as praias permanentes do município de Palmas apresentam condições adequadas para a recreação. (Secom Palmas)