Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: TramaTeia

Com o objetivo de mostrar a realidade de uma escola da zona rural em uma comunidade quilombola, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec) e o Observatório da Educação do Campo (Obeduc) do Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lançam nesta sexta-feira (27), às 14h, o Documentário "Escola Quilombo: Educação Cultivada". O lançamento acontece na primeira reunião do ano do grupo, no Auditório Bala - Câmpus Buritizinho, na UFT em Arraias.

O documentário surgiu como desdobramento ao primeiro filme lançado, em 2013, sobre a Escola Quilombo que tinha como foco dar voz aos professores das comunidades campesinas e quilombolas. "A partir daí, criou-se a ideia de acompanhar o cotidiano de uma destas escolas e focar na rotina de um de seus professores", explica o professor Kaled Sulaiman, um dos idealizadores do projeto.

De acordo com Sulaiman, para a realização do documentário a equipe acompanhou uma escola ao lado da casa do professor da comunidade. "Assim, fizemos as filmagens do professor nas suas atividades docentes, de campesino e de pai de família", esclarece.

A Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi a escolhida para as filmagem e fica na localidade do Escondido dentro do território Quilombo Kalunga do Mimoso no município de Arraias-TO. Para a realização das gravações os pesquisadores e a equipe técnica viveram durante uma semana com o professor da comunidade e sua família, acompanhando toda a rotina do ambiente neste tempo.

Ainda, segundo Sulaiman, o objetivo do documentário é justamente mostrar a realidade das escolas da zona rural do município de Arraias e de seus professores e alunos, bem como sua história, cultura e tradições. "Apesar das dificuldades enfrentadas pelos personagens do documentário, o professor da localidade consegue cultivar seu papel de educador junto às crianças da comunidade, demonstrando humildade, afeto, criatividade e, mesmo não tendo formação superior, uma grande perspicácia teórico-pedagógica," comenta.

Sinopse: O Filme "Escola Quilombo: Educação Cultivada" aborda o cotidiano pedagógico e o trabalho docente em uma pequena escola na Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso, em Arraias - TO. Numa perspectiva de ensaio etnográfico, traz narrativas e imagens sobre a vida pessoal e os desafios de ser professor em escolas rurais, enfrentando precariedades materiais e o descaso do poder público. (Ascom UFT)