Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Zezinha Carvalho

Policiais civis e militares aperfeiçoam técnicas de entrevista e interrogatório aplicadas na área criminal, com instrutores e agentes especiais da Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI). Participam do curso, que tem como objetivo fortalecer a segurança no Estado, um total de 55 profissionais.

O curso é promovido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) por meio da Academia de Polícia Judiciária do Tocantins (Acadepol), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Embaixada Americana no Brasil. Esta é a oitava turma do Curso de Entrevista e Interrogatório, ministrado por agentes especiais do FBI, no Brasil.

O diretor da Acadepol, Alberto Cavalcante, destaca que o curso, além de ser uma troca de experiências com os instrutores do FBI, vai contribuir diretamente na segurança da população. “Quanto mais nós, enquanto policiais, tivermos técnicas para extrairmos informações das pessoas, vamos ter uma justiça muito mais eficiente, provas muito mais consistentes e teremos assim uma prestação jurisdicional muito melhor”, ressaltou.

Participam do curso 45 profissionais da Polícia Civil e 10 da Corregedoria Geral da Polícia Militar do Tocantins, que estão recebendo informações referentes aos aspectos de uma entrevista que devem ser considerados pelos profissionais da segurança, como a escuta ativa, sua estrutura, técnicas de detecção de mentiras e elementos de um interrogatório.

Perspectivas

O delegado da Polícia Civil, Cassiano Ribeiro Ohama, está participando do curso e destaca umas das características do FBI que poderia conquistar bons resultados no trabalho feito no Estado. “Eu vejo que a padronização do FBI é uma coisa que nós deveríamos seguir, as técnicas que eles estão passando, são técnicas novas, e eu estou gostando muito”, disse.

Já para o tenente da Polícia Militar, Anísio Vaz de Melo Junior, essa é uma oportunidade muito importante para o desenvolvimento de técnicas de apuração de crimes. “Essa é uma oportunidade ímpar de estar agregando novos conhecimentos e, para mim, com esse intercâmbio quem ganha mais é a sociedade, estamos sendo capacitados para desenvolver técnicas mais apuradas”, ressaltou.

Curso

Ministrado pelos instrutores e agentes especiais do FBI, Philip Bates e Kevin Gormley, o curso de Entrevista e Interrogatório começou na segunda-feira, 23, na Academia de Polícia Judiciária do Tocantins e se encerra nesta sexta-feira, 27.