Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Divulgação

Após denúncia, a Vigilância Sanitária de Araguaína apreendeu de forma cautelar 564 óculos de grau em uma espécie de clínica clandestina, prontos para serem comercializados, no Povoado Barra da Grota. A operação aconteceu na última sexta-feira, 27, por volta das 11h30, quando a equipe de fiscais constatou em um anexo da igreja do bairro que estava acontecendo a venda irregular dos produtos sem licença.

Durante a visita da equipe ao local, verificou-se tratar de uma ótica de Imperatriz (MA), que vendia e montava os óculos ali mesmo, atuando sem licença expedida pela Vigilância Sanitária. No momento da inspeção não foi flagrada a ocorrência de consulta médica.

Sem o documento para operar em mãos, foram apreendidos cerca de R$ 15 mil em produtos: óculos com lentes de grau prontas, armações de óculos, espelhos e impressos da ótica que constavam os dados cadastrais dos clientes, informações do tipo de lente e grau de visão a ser corrigido. “Recolhemos todos os produtos e notificamos os responsáveis para que possam se legalizar”, afirmou o coordenador do órgão, Cláudio Aguiar.

Orientações

Cláudio alertou a população quanto ao uso de produtos que afetam diretamente a visão. “Produtos dessa natureza merecem um cuidado muito especial, ainda mais se tratando de óculos de grau. Isso é muito sério. As pessoas precisam de orientação médica e carecem de consciência em relação a esse tipo de produto, em especial aqueles destinados às crianças, pois há sérias consequências que podem ser irreversíveis”, destacou ele.

Segundo o coordenador, para que possa atuar, a clínica deve se regularizar junto à Secretaria Municipal da Fazenda e Vigilância Sanitária para obter as licenças de funcionamento.

Relatório

De acordo com o coordenador, um relatório detalhado deve ser encaminhado para o Conselho Regional de Medicina, para que sejam feitas as investigações em relação ao suposto oftalmologista que atuava no local e que já tinha agendamento para estar atendendo em outra igreja no Setor Araguaína Sul.

“Agora queremos saber onde acontecem esses tipos de consultas oftalmológicas, juntamente com a venda de produtos óticos e com qual periodicidade, pois ninguém pode comercializar esse tipo de produto sem a licença do Município”, destacou Aguiar, afirmando que a empresa tem 15 dias úteis para apresentar a defesa contra o auto de infração aplicado ao responsável e, caso seja comprovada a legalidade dos produtos, eles sejam devolvidos ao estabelecimento no Maranhão.

“Quando tiramos de circulação produtos inadequados à saúde e orientamos os comerciantes para proteger a saúde da população é que observamos o êxito de nosso trabalho”, afirmou.

Ações

Instituições como açougues, clínicas, hospitais, farmácias, salões de beleza, peixarias e supermercados são constantemente vistoriados pelos fiscais da Vigilância Sanitária, que realizam inspeções sanitárias em mais de 3 mil estabelecimentos comerciais por ano em Araguaína.

Do início do ano até agora foram visitados pontos comerciais em feiras livres que vendem carnes: suínas, aves, peixes e caprinos. Plantões foram montados para orientar os comerciantes em relação ao uso de gelo e a manutenção da limpeza no ambiente. Outra ação recente foi o plantão realizado durante as quatro noites do Carnaval, para orientar os comerciantes em relação à vestimenta e higiene pessoal, armazenamento, validade e acondicionamento de produtos, a fim de evitar a contaminação onde há grande fluxo de pessoas.

As próximas ações deste ano acontecem durante o período da Semana Santa, a Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara) e o São João do Cerrado.