Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antonio Gonçalves

Foto: Antonio Gonçalves

Na manhã desta segunda-feira, 02, membros do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) juntamente com empresários da Avenida JK, secretários municipais, representantes da empresa Blue e o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, se reuniram para tratar sobre o estacionamento rotativo.

O secretário de Mobilidade de Palmas, Cristian Zini apresentou as próximas alterações que serão feitas na Avenida JK e proximidades. “As ruas de pedestres serão para pedestres apenas. Vamos valorizar a arborização e retornar as calçadas mais largas nas ruas paralelas a JK”, disse o secretário.

Conforme a solicitação dos empresários da JK, em outras reuniões, o secretário também informou que serão construídos pontos de táxi e mototáxi com banheiros, inclusive para os agentes de estacionamento. “Também a pedido dos empresários, a Blue está confeccionando um cartão para que as empresas da JK possam dar crédito para o estacionamento de seus clientes”, explicou Zini.

Dados da empresa Blue mostram que mais de 30 mil pessoas usaram o sistema de estacionamento rotativo no último mês, com tempo médio de ocupação de 30 minutos. Está prevista a expansão da área de cobrança a partir do dia 16 de março e a instalação de câmeras no dia 30 de março.

A Prefeitura de Palmas fez uma pesquisa com os usuários do sistema nos dias 23 a 26 de fevereiro e constatou que 62,9% concordam com a cobrança. Além disso, 68,4% disseram que ficou melhor ou muito melhor frequentar a Avenida JK após a implantação do sistema rotativo. “Duvido que alguém seja contra o estacionamento rotativo. Não vamos suspender a operação nem o contrato. Melhorias, sempre podem ser feitas, mas suspender jamais. Até porque os recursos do estacionamento rotativo serão todos aplicados na melhoria do transporte público”, revelou Carlos Amastha.

Os empresários sugeriram algumas modificações. “Acreditamos que o tempo de tolerância poderia ser maior. Além disso, aos sábados poderia ter isenção da cobrança”, explicou o empresário Marcos Tenório. Uma reunião entre empresários, Blue e secretaria de mobilidade deve acontecer nos próximos dias.

“A reunião foi bastante proveitosa. Acredito que estamos caminhando para um entendimento que será bom para empresários e para a empresa que explora o estacionamento rotativo” declarou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL Palmas) e vice-presidente do Cidep, Davi Goveia.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e do Cidep, Fabiano do Vale, as reuniões são importantes para que o sistema opere cada vez melhor. “As sugestões dos empresários são bem-vindas. Agora a prefeitura e a empresa vão estudar o que pode ser modificado. Novas reuniões já foram agendadas para que empresários e a população sejam beneficiados com o novo sistema”, enfatizou Fabiano do Vale.