Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A primeira apresentação do Aperitivo Sonoro deste ano terá a animação do forró pé de serra, com o Trio Baú. Realizado na unidade Tênis Sesc, localizada no Jardim Aureny III, o projeto musical reúne semanalmente artistas locais para shows com entrada gratuita. Nesta sexta-feira, dia 6 de março, o trio se apresenta às 19h.

O Trio Baú foi idealizado por Rubenildo Ferreira Araújo – Rubão Ayres. Natural da cidade de Igarapé Grande - MA, Rubão se dedicou ao aprendizado de instrumentos e o aperfeiçoamento vocal quando chegou em Palmas, há mais de 15 anos.

Rubão é vocalista, ritmista, intérprete e compositor. Após anos tocando MPB e forró pé de serra acústico em barzinhos de Palmas, passou a participar de bandas, como a Chilepe no Chinelo e Gingado do Nordeste. Idealizou o Trio Baú com a intenção de difundir o forró pé de serra. Neste show, no dia 6 de março, Rubão estará acompanhado do sanfoneiro Mauro Batista e do zabumbeiro Gilvan.

Forró pé de serra

O tradicional gênero musical nordestino foi chamado de forró pé de serra pelo sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, para designar o tipo de música que ele e alguns de seus seguidores faziam. Ainda famoso e aclamado por muitos brasileiros que valorizam a cultura nordestina, o gênero possui composições feitas com instrumentos característicos, como a sanfona, o triângulo e a zabumba.