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Economia

Foto: Divulgação

Na noite desta terça-feira, 03, na Feira da 304 Sul, contadores, profissionais da contabilidade e estudantes realizaram mais um dia de atendimento da Campanha Declare Certo, promovida pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Tocantins (Sescap/TO), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Receita Federal do Brasil, Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins, Banco do Brasil, entre outros. A ação acontece desde segunda, 02 no Câmpus de Palmas da UFT durante todo o dia e encerra na sexta-feira, 06, na Feira a noite.

A Campanha está em sua 5ª edição e presta esclarecimentos gratuitos sobre o correto preenchimento da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O presidente do Sescap, Ademar Andrade conta que ao total são 30 profissionais voluntários, 50 alunos, a coordenadora do curso de ciências contábeis, Marli Vieira e alguns professores da UFT envolvidos no projeto, “estamos na metade da semana e já podemos registrar ótimos resultados, o público está bastante receptivo e até ao final vamos superar as expectativas”, comentou.

Para o contribuinte, ator e ativista cultural, Nival Correa foi uma surpresa ir à feira e se deparar com esse tipo de serviço, “gostei muito porque a gente tem muitas dúvidas e não é qualquer pessoa que sabe nos responder, não imaginava encontrar esse serviço neste ambiente, mas aprovei a ideia de trazer estes esclarecimentos por pessoas capacitadas em espaços públicos”, disse Correa.

Os estudantes do 8º período de ciências contábeis da UFT, Waxiy Malua Karajá, Zilane Maria e Zélia Aparecida Fernandes chegaram ao consenso de que está sendo uma experiência fundamental na formação profissional, pois além de aprender com os contadores, aprendem com os questionamentos dos contribuintes que faz com que eles se inteirem mais sobre o assunto.

A voluntária do projeto contadora Maria das Graças Vito conta que participa da Campanha pela primeira vez e que esta prestação de serviço à população é gratificante. “Somos detentores da informação e embora hoje o IRPF esteja bem facilitado com sistemas autoexplicativos, o contribuinte sempre tem uma dúvida”, ressaltou.