Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

A secretária do Trabalho e da Assistência Social, Setas, Patrícia Amaral, se reuniu com membros do Fórum Estadual Lixo e Cidadania nesta quarta-feira, 04, para apresentar e deliberar sobre o andamento do projeto Lixo e Cidadania no Estado.

O Projeto tem o objetivo de fomentar empreendimentos econômicos solidários constituídos por catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis nos 139 municípios do Estado do Tocantins. Ao todo serão investidos R$ 5.264.760,00 na execução do Lixo e Cidadania.

Segundo Patrícia Amaral a equipe da Setas tranquilizou os catadores e demais atores envolvidos no processo da continuidade do Projeto Lixo e Cidadania e do empenho do governo do Estado em fomentar a atividade. “A efetivação do projeto depende de um processo legal que demanda tempo. Nosso objetivo é dar o retorno para essas pessoas do andamento do projeto e também ouvir suas demandas e iniciativas no sentido de integrar ações e otimizar recursos”. Declara a secretária.

Andamento do Projeto

O técnico da Setas, Marco Antônio Coelho Barros, expôs as etapas e metas do Projeto e falou sobre a fase em que ele se encontra. A 1ª parcela do recurso já está depositada no Fundo Tocantinense de Economia Solidária. Os termos de referência para as licitações estão sendo elaborados e revisados. E a Secretaria montou um grupo de trabalho com vários representantes do público que será beneficiado para acompanhar a execução do mesmo.

Participação da sociedade

De acordo com a coordenadora do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Ceiça Oliveira, a participação do Fórum, Conselhos e representantes dos catadores na elaboração e na execução do Projeto contribuirá para que a ação realmente atenda aos anseios da categoria: “Essa é a intenção do Fórum aproximar sociedade e poder público para que trabalhem juntos em prol de objetivos comuns”. Completa Ceiça.

Para o presidente da Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins, Cooperan, o projeto é completo porque além de abranger os 139 municípios dos Estado contempla desde o diagnóstico até o aparelhamento das associações e cooperativas. “O projeto é maravilhoso agora precisamos trabalhar para que se efetive e que não haja repetição das mesmas ações nos diferentes projetos que fomos contemplados”.

Sobre o Projeto

O Lixo e Cidadania prevê a realização do diagnóstico dos empreendimentos a nível estadual, além de capacitação social e profissional de 2.000 trabalhadores, constituição, revitalização, encubação e aparelhamento de 16 empreendimentos, realização de campanha educativa relacionada ao tema lixo e cidadania e ainda a realização de um evento com a participação de 500 pessoas para tratar sobre os avanços da política pública de resíduos sólidos no Estado do Tocantins.