Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elizeu Oliveira

Um grupo de empresários e produtores da área do agronegócio esteve com o governador Marcelo Miranda, na manhã desta segunda-feira, 9, pedindo apoio para que seja reativada uma jazida de calcário em Guaraí, que está parada há mais de dez anos. Hoje, os produtores locais buscam o produto em municípios como Bandeirante e Natividade e essa logística, de acordo com eles, encarece em até 70% o valor do frete.

Para o empresário Gerson Paiva, a região de Guaraí tem crescido bastante, impulsionada pelo agronegócio. “Temos essa jazida já estruturada. Portanto, sua reabertura viabilizará o crescimento do setor”, justifica. Além disso, segundo o produtor de soja, José Carlos Ruiz, a reativação da fábrica permitirá ao Estado a arrecadação de impostos que podem favorecer novos investimentos.

Ao governador, o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, justificou que o calcário é um insumo essencial para a incorporação de novas áreas ao processo produtivo. “Reativar a fábrica é consolidar tanto as que já estão abertas como novas frentes produtivas”, argumentou.

O ex-vice-prefeito de Palmas, Derval de Paiva, em nome do grupo, informou que quanto mais rápido os produtores dispuserem do calcário produzido na própria região, terão mais chances de se preparar para a próxima safra. “Hoje, temos uma demanda considerável”, informou.

Após ouvir as argumentações dos empresários e produtores, Marcelo Miranda sinalizou o apoio. Para tanto, solicitou aos secretários da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, e da Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Leão, que avaliem a demanda apresentada, bem como outras nessas áreas também apresentadas pelo grupo. “A situação do Estado é delicada, mas diante dessas demandas, vamos nos esforçar em atender na medida do possível”, avisou.

O governador se comprometeu ainda em visitar a região e verificar in loco as necessidades. “São demandas que vem ao encontro do queremos em termos de desenvolvimento”, analisou. Ele pediu ao secretário Sérgio Leão que trabalhe na regularização da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), uma empresa de economia mista, que ainda tem no conselho membros que atuaram na gestão passada do Governo, mas que estão sendo destituídos. “Assim que tivermos com o novo conselho definido, vamos trabalhar na demanda apresentada pelo grupo. É vantajoso que a região tenha o abastecimento de calcário localmente, para que possamos acelerar ainda mais a produção do agronegócio”, disse o secretário.

Participaram da reunião, também, o desembargador e corregedor-geral de Justiça, Eurípedes Lamounier, o prefeito de Guaraí, Francisco Júlio, e o proprietário de um posto de combustível em Fortaleza do Tabocão, Édson Dutra.

Sobre o calcário

O calcário tem aplicações diversas na economia, sendo de grande importância para a correção de solo na agricultura e na produção de cimento, argamassa e materiais para construção civil, portanto de grande valia para o desenvolvimento do Tocantins. (Secom-TO)