Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

No início da noite do último domingo, 8 de março, policiais civis apreenderam 400 quilos de maconha que estavam em um fundo falso de um caminhão. O motorista, Eurípides F. de O., 36 anos, natural de Itumbiara/GO, foi preso. 

Os policiais que fizeram a captura afirmaram ser possível que a droga pertencia a mesma quadrilha que, há duas semanas, tentou transportar mais de 200 quilos de maconha com um caminhoneiro, que também acabou preso em Colinas.

Parte da droga apreendida hoje seria comercializada no Tocantins. A carga, no mercado negro de drogas, tem um valor aproximado de cerca de R$ 500 mil.

Polícia Civil 

A Polícia Civil declarou que a apreensão demonstra o comprometimento da PC com a sociedade mesmo estando em greve geral. Os policiais entraram em greve após aguardar e não receber, uma proposta da administração estadual para o cumprimento da lei 2.851/2014, que teve seus efeitos suspensos por decreto do governador Marcelo Miranda (PMDB).

Segundo a Polícia Civil, a lei regulamenta conquista histórica dos policiais civis, com o alinhamento da carreira de cerca de 1,3 profissionais. O alinhamento foi promovido pelo governador Marcelo Miranda em 2007, na sua penúltima gestão. Porém, só foi regulamentada em abril do ano passado, para ter efeitos financeiros parcelados em quatro vezes a partir de 2015.

Ainda de acordo com a PC, "para suspender os efeitos da lei o governo alega dificuldades financeiras, mas a parcela do alinhamento de 2015 representa apenas 1% da folha salarial do Executivo Estadual e cerca de 21% do que governo vai gastar para pagar os seus cargos comissionados mensalmente", posiciona. 

“A nossa greve é responsável. Os 20% de serviços essências, até agora, são mantidos e neste domingo a Polícia Civil deu mais uma prova do compromisso com a sociedade tirando mais de 400 quilos de maconha de circulação no Estadio”, destacou o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol-TO), Moisemar Marinho.