Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A avicultura industrial do Tocantins tem capacidade para alojar seis milhões de aves a cada dois meses. Para garantir a sanidade do plantel e a expansão da produção, o Comitê de Sanidade Avícola do Estado do Tocantins (Coesa), do qual a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) faz parte, realizou na manhã desta sexta-feira, 13, a primeira reunião ordinária de 2015 para tratar de sanidade avícola e da execução do inquérito soroepidemiológico da influenza aviária e newcastle, que deverá ser realizado ainda este ano.

Durante a reunião, o presidente da Adapec, Humberto Camelo, fez uma explanação da atual situação do Estado e um balanço da sua administração à frente da Agência. “Os trabalhos começam a fluir e o órgão tem voltado a sua normalidade. Sabemos da importância da avicultura para o Tocantins, por isso, queremos somar com os parceiros e fortalecer ainda mais o comércio mantendo nosso status livre destas doenças”, disse.

O último inquérito foi realizado em 2004. O Tocantins irá participará juntamente com bloco norte e nordeste neste estudo. “O comitê debate periodicamente as necessidades sanitárias do setor e, desta vez, está auxiliando também as ações para execução do inquérito que visa comprovar a ausência de atividade viral da influenza aviária e doença de Newcastle no plantel avícola industrial”, disse a presidente do Coesa e inspetora agropecuária da Adapec, Keyte Moreira.

Para a superintendente substituta federal da agricultura, Adriana Floresta, o comitê é um dos mais ativos do país. “O Coesa desenvolve ações em conjunto que colocam o Tocantins bem à frente da grande maioria dos estados brasileiros, por isso acredito que o Estado não demorará a despontar ainda mais no cenário nacional e internacional”, disse.

Fazem parte do comitê o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ruraltins, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), Associação dos Avicultores do Centro do Tocantins, Associação dos avicultores do norte do Tocantins, Frango Norte, Asa Norte, Santa Isabel e Frango Americano. (Ascom Adapec)