Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Em virtude do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e instituições parceiras, vem realizando desde o dia 21 a 6ª Semana Estadual da Água. O tema é “Água e sustentabilidade em tempos de escassez”.

A Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), dotada de laboratórios de análise de água, com técnicos e pesquisadores de referência e ciente da importância de preservar e cuidar dos recursos hídricos, também é parceira nessa iniciativa e participa da programação por meio do Laboratório de Hidrologia e Qualidade da Água, ligado ao Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos da Unitins (Nemet/RH).

E na segunda-feira, 23, a bióloga Idelina Gomes recebeu alunos da Escola Municipal Daniel Batista, no Barco Nêgo D’água, para uma palestra sobre Qualidade da Água. Ocasião em que apresentou aos presentes como se faz diversas medições de qualidade, tais como PH, condutividade elétrica, turbidez. A pesquisadora foi enfática ao afirmar que a água absorve a poluição e que essa poluição pode ser quantificada.

“Hoje eu trouxe aqui quatro amostras de água, sendo duas de água subterrânea, uma do Sussuapara e uma do Lago de Palmas. O objetivo é mostrar para os alunos como se mede a poluição nesses ambientes e, através desses parâmetros, podemos saber se essa água é potável, se está apropriada para banho e também se está apropriada para as comunidades aquáticas”, explicou Idelina.

O estudante Felipe de Sousa, que participou atentamente da palestra, comentou e fez perguntas, se mostrou entusiasmado com as coisas que aprendeu. “Achei muito legal. Eu tinha muita curiosidade, pois não sabia sobre essas análises. Agora posso compartilhar esse conhecimento com outras pessoas. Eu poderia, por exemplo, beber água contaminada sem saber, por não conhecer o assunto. Então, achei essa aula muito interessante”.

Durante a semana, também acontecem seminários, palestras e painéis sobre a temática do evento, além de temas como: comitês de bacias, gestão das águas, gestão territorial, usos múltiplos, dentre outros assuntos. O evento vai contar com a participação de palestrantes de renome nacional. A programação vai até o dia 27 de março.