Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Garrafas, sacolas, latas e caixas de papelão foram alguns dos materiais recolhidos no mutirão de limpeza realizado na manhã desta sexta-feira, 27 de março, em uma Área de Preservação Permanente (APP) às margens do Rio Tocantins, localizada no espaço do armazém da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, em Pedro Afonso (TO).

O trabalho foi realizado por voluntários da Coapa, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semades), Bunge e do Setor Portelinha. A ação fechou a programação de atividades da Semana da Água.

Foram recolhidos 25 sacos plásticos de 100 litros com lixo. O local onde a limpeza ocorreu tem cerca de 200 metros de extensão e é muito utilizado por pessoas que pescam no barranco ou em barcos a remo ou motor.

Na ocasião, foram colocados três bags (sacos grandes) para depósito de lixo, e ainda realizado atividade de educação ambiental com pescadores que estavam no local e, inclusive, colaboraram com a retirada do lixo.

Em breve, a Coapa também vai providenciar a colocação de placas com mensagens alertando para a necessidade de se preservar o rio e não jogar lixo em locais inapropriados.

Valdeni Andrade Pereira faz parte da Colônia de Pescadores Z-27, de Pedro Afonso, e ajudou no mutirão. Para ele que vive da pesca, é importante conservar o rio Tocantins. “Precisamos cuidar do rio para as gerações futuras. Da minha parte evito sujar as margens ou jogar lixo no rio”, opinou o morador da Portelinha.

Identificação

A ação ambiental ocorreu após a Semades identificar algumas áreas que estão sendo usadas inadequadamente como depósitos de lixo, como explicou a gestora da Semades, Rosângela Aparecida de Oliveira.

A secretária também informou que neste primeiro semestre estão previstos outros dois mutirões, um no próximo dia 17 de abril, em toda cidade, e outro em  junho, durante a Semana do Meio Ambiente, provavelmente nas margens córrego Ribeirão. Ainda segundo ela, a intenção é realizar mutirões também nas comunidades rurais.

Providencias

O superintendente da Coapa, José Rander Lopes, destacou a parceria em prol do meio ambiente com a Semades e a comunidade, e chamou atenção para a ação de algumas pessoas que pescam na Área de Preservação Permanente (APP), próximo ao armazém da cooperativa.

Segundo ele, o viveiro de mudas já foi danificado, bem como a bomba de água localizada no local mais usado para a prática da pesca. “Algumas pessoas mal intencionadas entraram no viveiro e danificaram plantas e equipamentos, isso é invasão de propriedade particular. A nossa bomba de água também já queimou várias vezes porque a viraram. Além de cometer um crime por danificar patrimônio privado, essas pessoas estão correndo risco de sofrer acidentes,pois estão mexendo com equipamentos elétricos e entrando em locais onde há funcionamento de máquinas e existe uma rede elétrica de baixa tensão”, alertou.

José Rander informou que pretende informar, via ofício, o caso aos órgãos ambientais e à Polícia Civil, para que sejam tomas providências.