Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Dezenas de fotografias do projeto Memórias Fotográficas de Porto Nacional estão em exposição desde esta última quinta-feira, 26, na sede da Diretoria Regional de Educação do município. O projeto é itinerante e irá percorrer seis escolas locais levando imagens marcantes de Porto Nacional.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Maria das Graças Cantão, o projeto surgiu quando professores do município de Porto Nacional foram contemplados por uma oficina do projeto Inventar com Diferença, realizado pela Faculdade Federal Fluminense. “Resolvemos aproveitar o conhecimento adquirido e regionalizar o projeto. Foi assim que nasceu o memórias fotográficas”, afirmou a coordenadora.

O projeto foi realizado no ano de 2014 com os adolescentes do Centro de Ensino Médio Felix Camoa, onde os mesmos foram convidados a fotografar seis ruas do município de Porto Nacional. A aluna do 2° ano do ensino médio, Ana Karolyna Bento, disse que percorrer a cidade com intuito de fotografa-la foi uma experiência inesquecível. “Foi muito divertido, usamos câmeras digitais amadoras e até celular para contar a história das ruas da nossa cidade”, declarou.

Segundo Domingas da Conceição, diretora da regional de educação de Porto Nacional, o projeto não só preserva a memória cultural da cidade, mas também desperta uma integração maior entre o aluno e o ambiente externo da sala de aula. “O projeto vem abrir um leque de integração no qual a escola vai para dentro da rua e a rua para dentro da escola”, concluiu.