Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 Os vereadores receberam na Câmara Municipal de Porto Nacional, na manhã desta terça-feira, (07) estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins (IFTO) para discutirem as dificuldades enfrentadas por eles em relação ao transporte coletivo, transporte intermunicipal e segurança. Na ocasião, cerca de 50 estudantes estiveram presentes na plenária da Câmara solicitando a realização de uma Audiência Pública para tratar destas questões.

Conforme explicou o estudante Aleandro Gomes Resplandes, líder do movimento em prol do transporte público em Porto Nacional, “os problemas enfrentados pelos alunos em relação ao transporte e falta de segurança, tem sido a principal causa de evasão e desistência de muito estudantes, que necessitam de transporte público para chegar à universidade”, afirmou. 

De acordo com Aleandro foi determinado pela empresa que faz o transporte intermunicipal que haverá aumento da tarifa e redução do desconto concedido aos estudantes, e com isso o valor da passagem ficará inviável para a realidade social dos alunos. Os alunos reivindicam passe livre, transporte público de qualidade e mais segurança para os estudantes, que são vítimas constantes de assaltos, segundo informações repassadas por eles. 

Os vereadores presentes colocaram-se a disposição dos estudantes, no sentido de buscar soluções para estes problemas, reforçando o comprometimento da Câmara Municipal com a causa dos estudantes. Ao fim da reunião, o presidente da Câmara, vereador Jefferson Lopes, reuniu-se com os líderes do movimento e marcou a Audiência Pública para discutir essas questões, dia 22 de abril, às 19 horas.