Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Despertar o interesse pela música nas crianças é um dos objetivos do curso de Musicalização Infantil, do Centro de Atividades Sesc Palmas. Com vagas para crianças entre quatro e seis anos, o curso trabalha o desenvolvimento da habilidade musical da criança, a coordenação motora e a lateralidade.

As aulas de Musicalização, que acontecem às terças-feiras, utilizam o corpo e os instrumentos musicais. Leo-Mário Madureira Beltrão da Silva, de apenas quatro anos, é aluno do Sesc. “Ele é muito envolvido com música, gosta de assistir vídeos e fica todo empolgado quando chega o momento da aula”, conta a mãe do menino, Luciana Madureira.

Além da Musicalização Infantil, o Sesc oferece aulas de violão, teclado, coro infantil, guitarra, prática de conjunto, contrabaixo e percussão para crianças e adolescentes. Os cursos são estruturados em quatro módulos semestrais, com duração média de dois anos cada.

“Permitir o acesso dos mais jovens ao universo musical também estimula a criatividade, a concentração e a disciplina, atributos importantes para o desenvolvimento infantil”, explicou a promotora cultural em música, Veridiana Barreto. Esse pensamento é compartilhado pela professora Jaciane Oliveira, que atua nos cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Sesc. “O estudo da música auxilia na coordenação motora, no desenvolvimento da lateralidade, na percepção auditiva da criança e na interação em sala, além de aguçar a apreciação musical”, comentou a professora.

Cursos

As aulas iniciaram no dia 2 de março, mas ainda é possível fazer a inscrição. Para isso, o interessado deve agendar uma entrevista com o professor desejado, de acordo com a carga horária pré-definida. Os cursos oferecidos e suas especificidades são:

Violão – Tem o objetivo de desenvolver o aprendizado de violão e iniciação musical por meio do repertório do cancioneiro popular. Sua metodologia aborda de maneira progressiva estudos técnicos e peças musicais de vários estilos musicais, como infantil, popular e clássico. Idade mínima: 7 anos.

Guitarra – Objetiva o desenvolvimento do aprendizado da guitarra e a iniciação musical, por meio do repertório, e sua metodologia consiste na abordagem progressiva de estudos técnicos e peças musicais. Idade mínima: 12 anos.

Prática de conjunto -  Atividade complementar gratuita aos alunos dos cursos de música da Escola Sesc. Aceita alunos a partir dos 7 anos.

Teclado – Nas competências desse curso estão o domínio das noções básicas do teclado, o desenvolvimento das habilidades para a fluência musical, por meio da apreciação, técnica, leitura, cifragem e execução de repertório. Idade mínima: 7 anos.

Contrabaixo – Visa desenvolver o aprendizado do contrabaixo elétrico e a iniciação musical, por meio de conduções e linhas de baixo. Os variados gêneros musicais serão abordados na técnica desse instrumento, a exemplo do rock, do blues, do country, do funk, do jazz, do samba, do baião, da MPB, e outros. Idade mínima: 12 anos.

Percussão Infantil – Busca desenvolver o aprendizado de instrumentos percussivos e a iniciação musical, e tem os estudos de técnicas aplicadas aos instrumentos de percussão de forma progressiva como metodologia. Idade mínima: 7 anos.

Coro Infantil – Destinada para crianças entre 7 e 12 anos.

Musicalização Infantil – O desenvolvimento da habilidade musical da criança por meio da musicalização, coordenação motora e lateralidade, utilizando o corpo e os instrumentos musicais. Destinada para crianças entre 4 e 6 anos. (Ascom Sesc)