Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foram localizados/recuperados 218 veículos nesses três primeiros meses de 2015  no Tocantins

Foram localizados/recuperados 218 veículos nesses três primeiros meses de 2015 no Tocantins Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Foram localizados/recuperados 218 veículos nesses três primeiros meses de 2015  no Tocantins Foram localizados/recuperados 218 veículos nesses três primeiros meses de 2015 no Tocantins

Por meio de um trabalho coordenado entre o Serviço de Inteligência e as equipes especializadas operacionais, ambos da Polícia Militar, os índices de recuperação de veículos com restrição para roubo ou furto têm sido bastantes satisfatórios. Foram localizados/recuperados 218 veículos nesses três primeiros meses de 2015, entre motocicletas e carros, o equivalente a 60% do total de bens subtraídos.

Só nos últimos três dias foram recuperados nove veículos em diversas cidades do interior, como Gurupi, Araguaína, Lagoa da confusão, Taipas, Monte Santo e Porto Nacional.

De acordo com dados de uma pesquisa da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg), embasadas com informações do Departamento Nacional do Trânsito (Denatran), o Tocantins está entre os Estados que mais recuperam/localizam veículos proporcionalmente, em se comparando o efetivo da Polícia Militar e densidade populacional.

Para se ter uma ideia, em Estados como Acre, apenas 28,9% dos automóveis roubados/furtados são recuperados, assim como no Pará (35,2%), Roraima (35,37%), Amapá (37,7%) e Amazonas, que não chega a 30%.

Beneficiado direto por esse trabalho, o comerciante de Gurupi, Carlos Roberto Peres da Mota, afirmou ter se surpreendido com esse trabalho. “Quando nosso veículo foi roubado, eu até disse para minha esposa que estava tudo perdido. Mas qual foi minha alegria quando, no mesmo dia, os policiais militares entraram em contato conosco informando que já tinham recuperado nosso bem, que tanto nos custou adquirir. Para nós, foi muito importante esse trabalho e parabenizo pela rapidez e eficiência dos policiais”, relata.

Assim também foi com a atendente de loja Cristiane Nogueira Costa, que em menos de 20 minutos após o furto em frente ao seu local de trabalho, também em Gurupi, teve sua moto restituída sem nenhuma avaria. “Quando me dei conta do furto, acionei meu esposo que entrou em contato com a Polícia Militar. No momento em que ele falava com os policiais, já recebeu a informação de que o veículo tinha sido recuperado. Foi um grande alívio. Agradeço o atendimento e toda a atenção que recebemos. Parabenizo pelo excelente trabalho”, comenta.

Na avaliação do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, esses bons resultados são reflexo “de uma atuação incisiva dos policiais militares, que de maneira diligente conseguem fazer um trabalho de busca muito eficiente”.  “Em comparação com outros Estados, o Tocantins aumentou de maneira exponencial o índice de recuperação de veículos roubado e/ou furtados, se destacando entre os estados da região Norte, o que demonstra um desempenho exemplar dos nossos militares”, conclui o comandante. (Secom-TO)