Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A maior empresa de beneficiamento de vidros do Centro-Oeste, a Temper Vidros, foi inaugurada, oficialmente, nesta sexta-feira,10, no Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara). As atividades no local, no entanto, começaram há quatro meses, com a fabricação de vidros temperados e espelhados. A planta contou com o apoio da Prefeitura e faz parte das ações de revitalização do distrito. A fábrica gera inicialmente 35 empregos diretos.

À inauguração, estavam presentes o presidente do Grupo Temper Vidros, Nilton Leão, o prefeito Ronaldo Dimas, o deputado federal César Halum, além de contar com vidraceiros do Tocantins, Pará e Maranhão, e diversas autoridades. “O que mais me doía era ver esta estrutura ociosa por vários anos. Iniciamos um processo de retomada e implantação de várias empresas no Daiara. Estamos prontos para fazer com que o crescimento dessas empresas seja o crescimento de nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Ao todo, a fábrica da Temper Vidros atende 70 clientes vidraceiros da região em um raio de abrangência de 400 km. Cinco rotas farão a distribuição dos produtos comercializados no atacado, como planos coloridos e incolores, vidros espelhados e vidros laminados. “Queremos ser um ‘case’ de sucesso dessa nova etapa do Daiara”, pontuou o presidente Nilton Leão. Quando estiver na sua capacidade plena, a planta irá produzir até 18 mil metros quadrados de vidros por mês.

Apoio da Prefeitura

“Nossos planos eram para montar a fábrica no futuro, mas com o incentivo do prefeito Ronaldo Dimas resolvemos abrir a fábrica agora”, pontuou Leão, acrescentando que Araguaína é uma cidade estratégica logisticamente, o que a torna um grande polo econômico.

 Para o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Joaquim Quinta Neto, a instalação da Temper Vidros em Araguaína mostra o real papel da Prefeitura no desenvolvimento da cidade. “Hoje é um dia de celebrar e dizer que os empresários podem contar com o Município para desenvolver a cidade”, disse Quinta Neto.

 O deputado federal César Halum relembrou à época da criação do Daiara e apontou que “criar o Distrito é fácil, o difícil é povoar”. O deputado parabenizou o esforço pessoal do prefeito Ronaldo Dimas e ainda frisou que a implantação da fábrica de vidros no distrito quebra um paradigma da tradição agropecuária da região. “Aqui havia apenas empresas oriundas da agropecuária, a Temper Vidros deu um grande passo e quebrou esse paradigma, acreditando no potencial da cidade”, apontou.

O presidente da Associação Comercial e Industrial (Aciara), Manoel Messias, disse estar feliz que mais uma empresa de grande porte esteja no Daiara. "Torcemos para que a Temper Vidros seja sucesso na capital econômica do Tocantins", destacou.

 Reciclagem e menos prazo

Para o vidraceiro José Cícero Guimarães Marques, há 35 anos em Araguaína, a fábrica de vidros tem representado o desenvolvimento do Município. “O atendimento e a entrega em curto prazo tem mostrado o quanto nossa cidade desenvolveu. Antes tínhamos que esperar mais de 30 dias, agora apenas sete”, lembrou o vidraceiro.

 A fábrica ainda conta com ponto de captação de sucata de vidro para reciclagem. Além disso, no local, a água usada no processo fabril é totalmente reaproveitada, sem descarte, e tanques de captação da água das chuvas também foram instalados. A empresa também ofertará treinamentos junto aos vidraceiros e montará cursos de acordo com a necessidade dos clientes.