Estado

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araguaína contratará uma empresa especializada para fazer a administração, operação e manutenção aeroportuária da cidade. Trata-se da empresa Esaero Serviços Aeroportuários, experiente em gestão de aeroportos, com sede em Teresina (PI). O resultado da licitação 002/2015, que define quem fará a gestão do aeroporto, foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 15. O próximo passo agora será a assinatura do contrato da Prefeitura com a empresa.

 Segundo a prefeitura, a contratação vai contribuir para a melhoria do aeroporto e a abertura para que a TAM e GOL operem em Araguaína. Segundo o presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AMTT), Gustavo Fidalgo, os benefícios são para a gestão administrativa e para os usuários que utilizam o aeroporto.

Melhorias para o usuário

De acordo com Fidalgo, haverá maior controle sobre as taxas cobradas aos usuários e menos burocracia na compra de equipamentos para as sessões, como por exemplo, à contra incêndio, possibilitando mais segurança aeroviária e aeroportuária para o município.

Quanto aos usuários da aviação comercial, os funcionários do aeroporto estarão identificados com uniformes e crachás e será criada uma Central de Atendimento, com o objetivo de facilitar a comunicação com os passageiros. “A nova administração do aeroporto vai contribuir para a chegada de grandes companhias, como a GOL e a TAM, pois estará apta a verificar e resolver as reais necessidades do aeroporto de Araguaína”, lembrou Fidalgo.

Melhorias na administração

Ainda segundo o presidente da AMTT, o custo para gestão e operacionalização do aeroporto está orçado em cerca de R$ 156 mil por mês. Fidalgo explicou que só com a nova roupagem que a administração irá dar, há a possibilidade do aeroporto de Araguaína do nível 5 para 2 ainda este ano, conforme a tabela da Agência da Aviação Civil (Anac) para os aeroportos brasileiros.

“Vejo com muito bons olhos a chegada de um administrador para o aeroporto de nossa cidade, pois os serviços terão maior qualidade. Além do que, ainda este ano devem ser investidos R$ 60 milhões para melhoria da infraestrutura e equipamentos”, destacou.

Esaero

A Esaero Serviços Aeroportuários iniciou suas atividades em 2006 em Recife (PE). Com o intuito de expandir os trabalhos na área da aviação, contemplando serviços voltados para a infraestrutura aeroportuária de aeródromos de pequeno e médio porte, serviços direcionados para a aviação civil e a realização de eventos ligados à temática da aviação, a empresa transferiu sua sede social para a cidade de Teresina (PI).

Atualmente a empresa administra os aeroportos de Picos e Floriano, ambos no Estado do Piauí.