Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em Sessão Solene do Conselho Superior da DPE-TO - Defensoria Pública do Estado do Tocantins, na manhã desta quinta-feira, 16, foi reconduzida ao cargo de Corregedora-Geral a defensora pública de Classe Especial Estellamaris Postal, para o biênio 2015/2017. A solenidade conduzida pelo defensor público geral, Marlon Costa Luz Amorim, com a preseça do subdefensor público geral, Alexandre Augustus Elias El Zayek, do presidente da Adpeto- Associação de Defensores Públicos do Estado do Tocantins, Fábio Monteiro,  do conselheiro federal da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Ercílio Bezerra, Defensores Públicos, Servidores da DPE-TO e familiares da Corregedora-Geral.

Estellamaris Postal abriu o discurso de posse falando da árdua responsabilidade de assumir o cargo na Corregedoria-Geral. Ela reforçou que o órgão é encarregado da orientação e fiscalização da atividade jurisdicional e da conduta pública dos Defensores Públicos e Servidores, em relação à prestação de um atendimento de qualidade e ao cumprimento das obrigações funcionais. “A Corregedoria irá direcionar a atividade do órgão para a defesa dos direitos dos mais humildes e vulneráveis da nossa sociedade, com compromisso social e transparência. Esse órgão não se furtará ao acompanhamento passo a passo de cada Membro e Servidor, no sentido de construirmos uma via segura para todos”, discursou.

Reeleita para o cargo por unanimidade, Estellamaris agradeceu à presença de todos os Membros e Servidores da DPE-TO, além de seus familiares e convidados especiais. “Com certeza foram dois anos de trabalho e de muitas parcerias com todos os Servidores e colegas Defensores Públicos à frente da Corregedoria. Daremos continuidade ao trabalho que estamos realizando e queremos avançar”, destacou. Além disso, ela parabenizou a atuação da DPE-TO na desocupação das quadras 1304 e 1306 Sul, na quarta-feira, 15. “O trabalho realizado se encaixa perfeitamente nessa bandeira de trabalhar em prol da sociedade saindo dos seus gabinetes para ajudar a população carente na garantia da sua dignidade. A Corregedoria jamais será inerte ou inoperante. Os hipossuficientes deste País não precisam de mais um burocrata, o que eles precisam é de alguém que erga a sua bandeira e é por isso que a Corregedoria será dura nas exigências, mas sempre garantista, observando principalmente a ampla defesa da sociedade.”

O defensor público geral, Marlon Costa Luz Amorim, parabenizou a Corregedora pela história de conquistas, vitórias e experiências ao longo do primeiro biênio e desejou sucesso na nova gestão. “A defensora pública Estella tem um histórico de experiência, habilidade e, sobretudo, de comprometimento profissional. A história dela já demonstra isto e tenho a certeza de que o próximo mandato será ainda melhor do que foi o primeiro dado à experiência que ela já angariou com a Defensoria e só quero desejar a ela boa sorte”, considerou o Defensor.

Defensores

O subdefensor público geral, Alexandre Augustus Elias El Zayek, destacou a experiência de Estellamaris em diferentes atuações na DPE-TO. “A senhora foi Defensora Pública Geral, Subdefensora, Corregedora, enfim, ocupou os maiores cargos que a Defensoria Pública possui no Tocantins e ainda nos representou em nível nacional, na Secretaria do Judiciário. Todos te admiram tanto como pessoa, como profissional, o seu trabalho desenvolvido na Defensoria é brilhante. E, realmente, o último biênio na Corregedoria foi um salto tanto de qualidade, quanto em quantidade. Eu te desejo todo o sucesso do mundo e que este próximo biênio seja ainda melhor que o anterior”, desejou Alexandre. 

O presidente da Adpeto, o defensor público Fábio Monteiro, disse que a história da doutora Estella se confunde com a história da Defensoria Pública. “É impossível citar a história de crescimento da Defensoria Pública nesta última década sem fazer menção ao nome da doutora Estellamaris. Isso porque ela ocupou cargos extremamente importantes e, em especial, porque foi nossa comandante na alavancada inicial que tornou a Instituição como referência no cenário nacional”, concluiu.

Perfil

Estellamaris Postal nasceu na cidade de Getúlio Vargas (RS), é defensora pública há mais de 20 anos, graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil. Exerceu o cargo de Diretora da Defensoria Pública, de Chefe de Gabinete, Corregedora Interina, Defensora Pública Geral e Subdefensora Pública Geral. Atualmente é Corregedora-Geral.

Eleição

A defensora pública Estellamaris Postal venceu a eleição para o cargo de Corregedor-Geral da DPE-TO, que aconteceu no dia 13 de março, na Sala do Conselho Superior da Instituição. Reeleita para o cargo por unanimidade, a defensora pública recebeu sete votos. O voto foi plurinominal e os demais candidatos foram Maria de Lourdes Vilela, com cinco votos, Maria do Carmo Cota, com dois, e José Marcos Mussolini, com um voto. A Comissão Eleitoral foi composta pelos defensores públicos Fabiana Razera Gonçalves – presidente, Fabrício Dias Braga de Souza – Membro e Edivan de Carvalho Miranda – suplente. (Ascom Defensoria)