Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

O curso de Bioarte, artesanato sustentável, é uma realização da Prefeitura de Miracema por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em parceria com a Associação de Mulheres em Ação de Palmas- Amap.

Participaram do Curso de Biorte 25 mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família/ Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF). As aulas foram ministradas na Escola Comunitária de Miracema nos dias 13 e 14 de abril.

As mulheres participantes que foram capacitadas aprenderam a confeccionar colares e quadros utilizando sementes do Cerrado, pintura em vidro e decoupage, bordado em sandálias, além de produzir amaciantes, água sanitária e desinfetante.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Borba, o curso é de fundamental importância na promoção da renda familiar. “Uma ótima característica é o curto prazo em que elas foram profissionalizadas e já podem vender os produtos nas feiras e oferecer no comércio local. A prefeitura de Miracema vai proporcionar outros cursos para capacitar homens e mulheres de nossa cidade”, comentou a secretária.

Matéria prima

Para confeccionar o artesanato sustentável foram utilizados matérias primas a partir do buriti, babaçu, macaúba, tucum, piaçava, pati, bacuri, capim dourado, samambaia e o jatobá.