Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A manhã da última terça-feira, 21, foi de muito trabalho na Diretoria Regional de Educação (DRE) no município de Colinas do Tocantins. A unidade recebeu a visita do secretario da Educação Adão Francisco de Oliveira e parte da equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o intuito de apresentar o planejamento estratégico da Pasta aos técnicos da DRE e aos diretores das escolas que compõe a regional.

A regionalização do ensino e a humanização da educação foram pontos pertinentes defendidos pelo secretário da educação. “O que temos são escolas de tempo integral que não consistem em uma educação integral e humanizada. Hoje, o Estado forma o aluno em um único aspecto, explorando apenas sua capacidade intelectual cognitiva. Ainda existem outras três áreas que precisam ser despertadas como a emocional, destreza física/motora, formação laboral formativa, científico acadêmico”, disse Adão Francisco.

O secretário ainda destacou a necessidade de que o aluno tocantinense conheça o Tocantins e se aproprie do que região oferece para produzir arranjos produtivos locais e assim desenvolver sua cadeia produtiva. “A educação só tem sentido se ela estiver vinculada ao desenvolvimento social e econômico da região em que se insere”, finalizou.

Para a diretora da regional de Educação de Colinas, Têonia Cássia, a educação humanizada é um direito, pautado nos princípios da educação democrática. “Muito mais do que atender a um plano, estamos nos comprometendo com milhares de alunos que precisam de educação com qualidade e respeito em escolas públicas”, ressaltou.

A deputada estadual Amália Santana e o senador Donizete Nogueira participaram da reunião e lembraram que o professor é peça fundamental para que a transformação da educação no Tocantins realmente aconteça. “Os professores são os atores sociais e políticos mais importantes que temos no estado, e são fundamentais para uma educação humanizada que construa sujeitos e não objetos a serem manipulados”, afirmou Donizete Nogueira.

A diretora do Colégio estadual Sebastião Rodrigues Sales, Sandra Clélia, de Brasilândia do Tocantins, afirmou ter saído da reunião com muita vontade de trabalhar e colocar o planejamento em prática. “A gente vê que em poucos dias de trabalho, muita coisa já vem sendo feita. Os nossos anseios para a educação e para uma formação efetiva sempre foram enormes, mas agora estão sendo atendidos por uma equipe com muita vontade de trabalhar”, disse a diretora.

Aniversário da Cidade

Fundada no dia 21 de abril de 1960 e com uma população de 30.838 habitantes, conforme dados do IBGE, a cidade de Colinas completou na última terça-feira 55 anos. O secretário da Educação, Adão Francisco participou da cerimônia de comemoração, que foi realizada na praça principal da cidade, ao lado do Governador Marcelo Miranda e outras autoridades.