Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Após definir o calendário de recebimento itinerante de embalagens vazias em quatro municípios do norte do Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – Inpev e as Centrais de Silvanópolis e Pedro Afonso reuniram e definiram mais cinco datas e municípios, aonde o projeto será executado neste primeiro semestre.

No encontro os órgãos avaliaram as demandas apontadas pelos técnicos e inspetores de defesa agropecuária da Adapec e escolheram como prioridade os projetos de irrigação Manuel Alves em Dianópolis e São João, em Porto Nacional, além disso, serão contemplados os municípios de Paraíso do Tocantins, Barrolândia e Miranorte.

Segundo o inspetor de Defesa Agropecuária da Adapec, Carlos Cesar Barbosa, este projeto visa atender especificamente os pequenos produtores rurais. “Esta modalidade de recebimento que vai até o pequeno produtor rural é importante porque oferece a ele a oportunidade de fazer a devolução deste passivo dentro do seu município ou projeto, evitando em alguns casos custo com deslocamento para um dos pontos ou centrais,” disse Carlos Cesar.

Foram também definidas as atribuições de cada órgão no projeto, cabendo a Adapec nesta primeira fase, realizar a mobilização, articulação, convencimento dos produtores rurais dos municípios e projetos que serão beneficiados, transporte das embalagens vazias de agrotóxicos até as centrais. Já o Inpev disponibilizará o material publicitário para a mobilização e apoio durante a ação.

A coordenadora de Operações do Inpev da Regional Tocantins, Brasilia e Goiás, Acilamar Vilela disse que acredita no sucesso da ação, porque o Tocantins desde 2013 já realiza o recebimento itinerante e vêm aperfeiçoando cada vez mais as ações. “A Adapec possui uma equipe de defesa sanitária integrada e comprometida, por isso, acredito que esta parceria trará bons resultados para os produtores rurais, governo, as centrais e principalmente para o meio ambiente,” pontuou Acilamar.

Em Augustinópolis

Já em Augustinópolis, no norte do Estado, inspetores agropecuários da Adapec reuniram com a Secretária Municipal de Educação, Karla Kelma Santana Sousa e definiram que no dia 08 de maio, haverá uma palestra sobre devolução das embalagens vazias de agrotóxicos e as consequências de não devolvê-las, na Câmara Municipal de Augustinópolis, para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental das escolas dos Projetos de Assentamento do município. Estas ações fazem parte do processo de mobilização dos produtores rurais e das comunidades para a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos na região que ocorrerá no período de 09 a 12 de junho.

Calendário de Recebimento Itinerante

Dia 26/05 – Projeto Manuel Alves em Dianópolis

Dia 09/06 – Paraíso do Tocantins

Dia 10/06 – Barrolandia

Dia 11/06 – Miranorte

Dia 17/06 – Projeto São João em Porto Nacional

De 09 a 12/06 – Nos municípios de Buriti do Tocantins, Axixá, Araguatins e Tocantinopolis. (Ascom Adapec)