Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Produtores da região central do Estado receberam do governador Marcelo Miranda (PMDB), a notícia de que o Governo do Estado irá construir uma ponte rodoferroviária sobre o rio Tocantins, nas proximidades de Porto Nacional. A boa notícia foi anunciada durante visita do governador às instalações da Granol, na manhã desta terça-feira, 28. Marcelo Miranda autorizou a criação de uma Comissão Especial de licitação para viabilizar o projeto.

“Nosso governo está empenhado em dar a essa região uma infraestrutura que otimize o seu desenvolvimento, porque isso representa a atração de novos investimentos e o fortalecimento do nosso agronegócio”, disse ele, acrescentando: “quero e vamos retomar o crescimento e a indústria no Tocantins. Essa ponte se tornará uma realidade. É uma necessidade”.

O diretor comercial da Granol, Juan Diego, agradeceu “a oportunidade de poder contribuir com o crescimento do Estado”. Nesse mesmo sentido, o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, reiterou seu compromisso com o Governo do Estado: "estamos juntos para trabalhar pelo Tocantins. Aqui não existe sigla partidária”, frisou. Ele ainda citou alguns empreendimentos no município, destacando o crescimento da cidade e região.

O secretário de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, abordou o crescimento de Porto Nacional através do agronegócio. Defesa também feita pelo deputado estadual Valdemar Júnior: “Há alguns anos, plantamos a semente neste lugar com a instalação da Biodiesel. Hoje, colhemos frutos através da Granol, exemplo para o Tocantins”, disse.

Para o deputado estadual Paulo Mourão, presente no evento, "o momento representa a conquista do homem público. Há poucos anos, Porto Nacional teve sua economia estagnada, e o governador Marcelo Miranda visualizou o Tocantins dez anos à frente, buscando exemplo de empresas como a Biodiesel para o Estado", avaliou o parlamentar.

Matopiba

Considerando o agronegócio como fonte de riquezas e desenvolvimento para o Estado, Marcelo Miranda citou a região do Matopiba – composta por áreas agrícolas dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “Temos profissionais competentes para discutir os assuntos relacionados a essa região. Precisamos avançar, sobretudo na fronteira agrícola, gerando emprego, divisas. E isso também requer o apoio do governo federal, de empresários, dos estados que integram a região, dos municípios. Essa é uma discussão que atinge e convida a todos nós ao debate”, avaliou o governador.

Granol

Fundada em 1965, a Granol é uma empresa 100% brasileira dedicada à produção e comercialização de grãos, farelos, óleos vegetais, glicerina e biodiesel para os mercados interno e externo. Está entre as 50 maiores empresas de agronegócios do Brasil. Além de Porto Nacional, a empresa está presente com investimentos nos municípios tocantinenses de Marianópolis, Figueirópolis e São Valério.

Presentes

Durante a visita, os presentes assistiram a um vídeo que mostrou os avanços e a história da Granol. Também acompanharam o governador durante visita à empresa os secretários Rogério Silva, da Comunicação Social; e Herbert Brito (Buti), Geral de Governo e o deputado estadual Ricardo Ayres. (Assegov)