Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Obfep é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

A Obfep é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Foto: Janair Siqueira

Foto: Janair Siqueira A Obfep é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação A Obfep é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), que tem o objetivo de despertar o interesse pela física e as ciências, além de aproximar as escolas públicas das universidades, institutos de pesquisas e sociedades científicas e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

As inscrições poderão ser feitas por um professor de Física por meio do portal www.obfep.org.br, até o dia 26 de maio. A Olimpíada será realizada em duas etapas e dividida em três níveis conforme a escolarização. Nível A, destinado a alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental; nível B para alunos das 1ª e 2ª séries do ensino médio e o nível C, para alunos das 3ª e 4ª série do ensino médio.

A Obfep é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e pelo Ministério da Educação.  A prova da 1ª fase acontecerá no dia 13 de agosto nas escolas credenciadas e a 2ª fase no dia 20 de outubro.

Premiação nacional por Estado

No quadro de medalhas serão destinados a cada unidade da federação 36 medalhas de ouro, mais 36 medalhas de prata e outras 36 de bronze, sendo 9 de cada série, três de cada modalidade de escola que obtiverem maior pontuação entre as unidades municipais, estaduais e federais.

Também serão concedidos certificados de Menção Honrosa aos alunos de maior pontuação de todas as escolas que não forem contempladas com medalhas. Serão concedidos 131 medalhas e certificados aos professores participantes, condicionados ao desempenho dos alunos. Há também premiações para as escolas e secretarias de Educação. Os alunos também poderão receber premiações nacionais, além das estaduais. (Ascom Seduc)