Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador Ronaldo Eurípedes, iniciou nesta quinta-feira (30/4), na Comarca de Paraíso do Tocantins, o projeto “Caminhos da Justiça”. A iniciativa visa promover o encontro entre a presidência do TJTO, magistrados e servidores para troca de informações em busca do aperfeiçoamento dos serviços prestados aos jurisdicionados. O projeto vai percorrer as 42 comarcas do Estado.

Em Paraíso o presidente estava acompanhado da chefe de gabinete do TJTO, Gizella Bezerra; do juiz auxiliar Esmar Custódio Vencio Filho; do diretor geral do TJ, Francisco Cardoso; dos diretores de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Giralde; Obras, João Carlos Sarri; e do Centro de Comunicação Social, Vanusa Bastos; e do coordenador de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges), José Eudacy Feijó de Paiva. Na comarca a reunião envolveu os juízes Adolfo Amaro Mendes, diretor do Fórum de Paraíso, Ricardo Ferreira Leite e Renata Batista Dias Almeida, o conselheiro nacional da OAB, Ercílio Bezerra, e os servidores.

Em um encontro positivo e efetivo o desembargador Ronaldo Eurípedes, convocou a todos para participar deste momento importante do Judiciário. O presidente do TJ ainda solicitou aos presentes que formassem uma comissão com seis membros para apresentar, num prazo de dez dias, os problemas e indicações de soluções para uma prestação jurisdicional mais célere ao cidadão, comprometendo-se em  responder as ponderações em até trinta dias após o recebimento.

Em seguida o diretor geral do Tribunal de Justiça, Francisco Cardoso, lembrando uma frase do maior jogador de basquete de todos os tempos, o norte americano Michael Jordan, incentivou a contribuição de todos: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.

Logo depois o coordenador da Coges, José Eudacy Feijó de Paiva, apresentou um panorma da situação do Judiciário tocantinense, com números e gráficos que mostram a evolução no julgamento de processos e situações que precisam ser trabalhadas para que resultados ainda melhores sejam alcançados.

Os integrantes da Comarca também conheceram mais detalhes de duas novidades comunicacionais do Judiciário. Vanusa Bastos, diretora do Centro de Comunicação Social, apresentou o periódico “O Judiciário”, e o programa “Zap Justiça”, produzido com celular e enviado por WhatsApp, e que reforçam a comunicação institucional.

Os servidores demonstraram entusiasmo com as novas ferramentas. “Bom demais, ainda mais para nós que estamos constantemente nas ruas. Podemos, através do Zap Justiça, ter informações dos colegas em qualquer comarca do estado,” afirmou o oficial de justiça Raimundo Torres. “Criativo”, disse a secretária do fórum de Paraíso, Luana Moraes, acrescentando que o produto “aumenta a interatividade entre servidores e autoridades, levando nossas sugestões e promovendo melhores resultados em prol do Poder Judiciário”.

O diretor do Fórum de Paraíso, juiz Adolfo Amaro Mendes, e o juiz Ricardo Ferreira Leite, aprovaram as propostas apresentadas pelo presidente do TJTO, reforçando que é necessário envolvimento de todos os integrantes do Poder Judiciário para que os objetivos propostos sejam alcançados.

Novo fórum

Após o encontro, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins e comitiva deslocaram-se até a sede do poder executivo municipal para reunir-se com o prefeito Moisés Nogueira Avelino, que apresentou três possíveis terrenos para à construção do novo Fórum de Paraíso. Após a definição a área, o prefeito deverá encaminhar projeto à Câmara Municipal, doando-a ao Tribunal de Justiça, que, então irá elaborar, com participação dos juízes e servidores da Comarca, o projeto para construção de um prédio moderno e funcional. (Ascom TJ)