Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A semana começa com audiência pública para discutir o estacionamento rotativo em Palmas. A discussão será na Assembleia Legislativa do Tocantins a partir das 14 horas e foi um pedido do deputado estadual Wanderlei Barbosa (SD). Estarão presentes representantes de comerciantes, da Associação Comercial de Palmas, da Câmara de Dirigentes de Lojistas e ainda da prefeitura da capital.

A audiência acontece após uma semana marcada por manifestações por mudanças no sistema implantado pela prefeitura da capital em fevereiro deste ano. Comerciantes de organizaram, fecharam as lojas e inclusive um dos acessos da principal avenida da cidade, a JK. Com faixas, eles pedem tempo de carência para a cobrança além de outras questões.

A prefeitura anunciou algumas mudanças porém não agradou totalmente os comerciantes que alegam queda nas vendas de 40%. O promotor da área de Patrimônio público,  Edson Azambuja instaurou procedimento para apurar a regularidade do contrato da prefeitura com a Infoslo.

A Assembleia tem sido um palco de críticas contra a prefeitura nos últimos dias. Deputados como Olintho Neto (PSDB), Eli Borges (Pros), Wanderlei Barbosa e até Eduardo Siqueira Campos questionaram a prefeitura recentemente sobre vários assuntos.

Reivindicações e mudanças

Os manifestantes querem tolerância de 30 minutos para a cobrança mínima, que o valor por hora caia de dois para um real além da liberação de cobrança aos sábados. Os comerciantes pedem ainda a liberação de cobrança para veículos de carga e descarga além de idosos e deficientes e o uso dos minutos em outras vagas. Os reivindicantes sugerem ainda a cobrança somente das 10 às 16 horas.

Já as mudanças anunciadas pela prefeitura foram a isenção de cobrança de tarifa aos sábados por 120 dias. Ainda no mesmo prazo, a empresa deve acrescentar totens (parquímetros) que permitirão o pagamento com cédulas, moedas ou cartões de débito e crédito.

Serão disponibilizados até junho, segundo informou a prefeitura, vendas em pontos credenciados que substituirá o pagamento em espécie aos agentes de estacionamento. Ainda está previsto um bônus de duas horas para todos os usuários e novos cadastrados via Smartphone e a isenção de cobrança nas vagas de carga e descarga pelo período de duas horas.

Nova tarifa

Uma decisão importante que poderá  impactar o bolso do palmense será tomada nesta segunda-feira: a definição  da nova tarifa de transporte coletivo. A câmara técnica do conselho de transporte da capital já chegou ao consenso em torno da proposta de R$ 3,13, feita pela prefeitura. Resta saber se a prefeitura  vai subsidiar o valor ou se o reajuste será repassado para a população. Atualmente a tarifa é de R$ 2,50.