Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Objetos simples como espelho, brinquedo popular e livro de estórias podem ser inovadores quando o assunto é tratamento odontológico em crianças. Para diminuir a ansiedade dos pequenos pacientes, os dentistas usam estratégias para tornar a visita ao consultório prazerosa e aumentar a adesão ao tratamento.

Esse assunto é estudado há cerca de 20 anos pela professora do Centro Universitário UnirG, drª Rise Iuata Rank, que está lançando e-book  “Distração Infantil Durante o Atendimento Odontológico”, a convite da editora alemã Omni Scriptum GmbH & Co. KG (Novas Edições Acadêmicas).

A obra é resultado da tese de doutorado que Rank concluiu em 2013. A pesquisa feita em Gurupi durou 18 meses e buscou verificar a eficácia de técnicas que buscam diminuir o medo do atendimento odontológico.

“Há crianças que já vão ao consultório pela primeira vez amedrontadas e nervosas, pois os próprios pais ou colegas transmitem a elas a ideia de que será uma experiência dolorosa. Além do atendimento preventivo ou curativo, o dentista também precisa olhar para as necessidades emocionais do paciente e trabalhar para diminuir essa ansiedade”, detalha drª Rise.

A tensão experimentada na infância pode perdurar até a idade adulta e, quando em excesso, prejudica a qualidade dos cuidados com a saúde da boca. “Alguns adultos chegam a perder os dentes porque só vão ao dentista em casos extremos, tudo em decorrência do medo dos procedimentos”.

Na contramão de algumas linhas da odontologia, que adotam a sedação geral da criança, no estudo feito por Rank foram utilizadas técnicas de distração com os pacientes.

Por meio de testes projetivos foi verificado se essas intervenções auxiliaram na redução da ansiedade. “Os resultados mostraram que o espelho, o brinquedo e o livro são eficazes e podem ser utilizados por profissionais tanto do setor público como privado”, destaca.

Para os responsáveis, a pesquisadora dá algumas orientações: “antes de levar a criança ao dentista, os pais não devem antecipar informações ou contar experiências negativas sobre o assunto. É importante que haja sempre uma associação positiva com o tratamento, para que ao longo da vida o paciente tenha prazer em cuidar da saúde bucal”.

O livro tem como coautora a professora livre docente da Universidade de São Paulo (USP), Drª. Maria Salete Nahas Pires Corrêa.

A obra está disponível no site More Books (https://www.morebooks.de/search/pt?utf8=%E2%9C%93&q=distra%C3%A7%C3%A3o+infantil).