Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Jacson Pina

Foto: Jacson Pina

Durante a audiência pública que aconteceu na tarde desta terça-feira, 5, e que discutiu os problemas enfrentados pela Saúde no Tocantins, o deputado Olyntho Neto (PSDB) propôs a realização de um plano de ação para os próximos quatro anos e sugeriu ao secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, presente na audiência pública, que esse planejamento seja apresentado à toda população tocantinense. Para Olyntho, as discussões em conjunto são válidas e o importante é unir forças para encontrar soluções e vencer os problemas.

“Eu percebi que esta audiência pública é uma das mais concorridas porque há a presença de representantes de todas as  instituições envolvidas nas questões que a Saúde do nosso Estado vem enfrentando e isso é muito importante para a população”, disse Olyntho ao elogiar a iniciativa e ressaltando a importância de uma segunda audiência pública ser agendada para a continuidade das discussões e apresentação de um plano de ação do Governo do Estado para a Saúde.

Olyntho também destacou que as discussões devem ultrapassar as questões de diferenças partidárias. “Não adianta ficar apontando dedos tentando encontrar os culpados pelos problemas que o Tocantins enfrenta na área da Saúde. Nós devemos buscar soluções e me coloco à disposição para auxiliar nessa busca”, enfatizou o Deputado sendo bastante aplaudido.

O Deputado falou de esperança ao citar que as soluções são viáveis. “Sou um jovem idealista e nosso Estado, também jovem, tem todas as condições para ver todos esses problemas solucionados”, afirmou.

Uma das preocupações apontadas pelo deputado Olyntho se refere às obras de reforma, ampliação e construção de hospitais que estão paralisadas. “Busco informações sobre esses investimentos  e vejo que grande parte do problema da Saúde é a infraestrutura. Percebo que esse é um grande gargalo, como aqui foi citado pelos deputados Amélio Cayres e Paulo Mourão , quando se referiram aos hospitais de Miracema, Paraíso e Augustinópolis. Acredito que fazer investimentos em obras físicas é uma solução para desafogar o sistema”, disse.

Dentre vários representantes profissionais da área da Saúde,  a audiência pública contou com as presenças do secretário Samuel Bonilha, do Procurador da República Fernando Antônio Alves de Oliveira Júnior, da Promotora de Justiça Maria Roseli de Almeida Pery e da presidente do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), Janice Painkow .