Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os servidores das Escolas Municipais Luis Rodrigues e Lucas Luan realizam paralisação nesta quinta-feira, 7. Segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores da Educação ao Conexão Tocantins a comunidade escolar protesta contra regime de tempo integral a ser implantado na unidade escolar.

Segundo o Sindicato, pais, estudantes, professores e toda a comunidade escolar das duas escolas municipais  se uniram contra a precarização das condições de trabalho a que estão sendo submetidos os trabalhadores em educação das unidades de ensino.

Denuncias dos educadores relatam que uma das escolas, a E. M. Lucas Luan foi fechada para reforma e que seus alunos e profissionais foram transferidos para a E. M. Luis Rodrigues, aumentando significativamente a demanda em detrimento do espaço oferecido, além disso a Secretaria Municipal de Educação teria elaborado uma portaria determinando que a unidade funcione em regime de tempo integral.

Semed explica

A Secretaria Municipal da Educação esteve reunida na manhã desta quinta-feira,07, com os professores das escolas municipais Luiz Rodrigues e Lucas Ruan , pais de alunos e Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), para discutirem sobre a implantação do regime integral na escola. Foi formada uma comissão que estudará as demandas apresentadas na reunião. O prazo para a definição final para a implantação do regime integral na escola será até segunda-feira,11.

A Semed esclareceu em nota ao Conexão Tocantins que a Escola Municipal Luiz Rodrigues Monteiro, foi totalmente reformada e reinaugurada no mês de março deste ano. Teve dois de seus três prédios demolidos, recebeu construção de 14 salas de aula, cozinha, refeitório, biblioteca, laboratório de informática, rampas de acesso, guarita, fachada, circulação externa e reforma no prédio antigo da escola. Para a execução desta obra a Prefeitura Municipal investiu o valor de R$ 1.325.432,00. A partir deste ano, a unidade, que tem capacidade para atender 700 em regime integral e 200 em regime parcial.

A pasta discorda com os argumentos questionados sobre a capacidade da oferta da escola. A unidade escolar tem capacidade para atender 900, hoje são 873 alunos matriculados, somando as matriculas das duas escolas. A Semed informa também que as turmas da escola Luiz Rodrigues serão atendidas como regime integral e as turmas da escola Lucas Ruan com atendimento parcial. São 694 alunos que serão atendidos de forma integral e 179 em atendimento parcial.

Segundo a pasta todos os professores da Escola Luiz Rodrigues já são remunerados com carga horária para o lecionamento em regime de tempo integral.