Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O humorista tocantinense Paulo Vieira de 22 anos de idade, é uma das inúmeras atrações culturais para o final de semana. Paulo foi destaque no quadro “Quem Chega Lá?” do programa de televisão nacional “Domingão do Faustão” da Rede Globo. Ele participa da semifinal que acontece no domingo, 10.

Amanhã, 09 de maio, acontece o lançamento do projeto Alma Leve, Outros Versos, Outros Cantos, do jornalista, escritor e compositor Tião Pinheiro com um trabalho de produção e difusão de suas criações lítero-musicais. Tião Pinheiro lança show para convidados às 20h30 no Teatro Fernanda Montenegro e Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas.

No show, a poesia musicada de Pinheiro será interpretada por Juraíldes da Cruz, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Marcelo Barra, Léo Pinheiro, J. Bulhões, Nacha Moretto, Beto Naves, Alexandre Castro, Sandro Petrilli, Gilberto Correia e as participações especiais de Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Diomar Naves, Pádua e Amauri Garcia. Um espetáculo sob o comando do maestro Luiz Chaffin e um time com os consagrados instrumentistas, Henrique Reis (sanfona e teclados), Marcelo Maia (baixo), Edilson Morais (percussão), Fred Valle (bateria), além do próprio Chaffin (violões de aço e nylon, bandolim, violão de 12 cordas). Na produção, o talento de Sandro Petrilli, Léo Pinheiro, Diomar Naves, Regina Reis e Israel Pinheiro.

O projeto Alma Leve, Outros Versos, Outros Cantos é composto pelo livro de poemas intitulado Alma Leve (quinto livro de poemas do autor).

A entrada é franca, mas com convites (limitados em função de restrições técnicas de vagas no teatro) que serão distribuídos pelos patrocinadores/apoiadores. Após o show, haverá autógrafos dos CDs e livros e canjas musicais na Grande Praça.

A Poção do Amor 

No Teatro Sesc em Palmas tem no sábado, 09, o espetáculo A Poção do Amor às 18 horas com classificação livre. O teatro integra o projeto Sesc Amazônia das Artes. 

Utilizando elementos do universo do Clown e músicas executadas ao vivo, A Poção do Amor conta a história de uma pombinha que está à procura de um grande amor. E conta com a ajuda de sua amiga Maritaca para conquistar o coração daquele que escolheu para ser o seu amado: o Uirapuru, o pássaro mais lindo e com o canto mais belo de toda a floresta Amazônica. O que Pombinha não sabe é que o Dr. Carcará, o feiticeiro mais malvado da floresta, fez uma poção do amor justamente para conquistar o coração dela, criando assim uma grande aventura ao lado do ganancioso Urubu. Um espetáculo do Grupo Artpalco, pensado e construído para toda a família. Com direção de Luiz de Lima Navarro, texto original de Mauro Alvim e adaptação de George Henrique e Tatiane Cristina

No domingo, 10, tem o guitarrista e produtor musical Félix Robatto apresenta o show “Equatorial, Quente & Úmido”, título de seu primeiro disco solo, um trabalho pop com referência forte da música latina. O espetáculo musical com 1h30min de duração no Teatro Sesc Palmas tem classificação livre. 

O repertório é quase 100% autoral, com músicas como “Ilha do Marajá” e “Amazônia Big Rave”, que misturam suas influências e condensam os trabalhos anteriores feitos por ele. Cúmbia, Carimbó, Guitarrada, Cadance Lypso e surf music são alguns dos gêneros musicais presentes neste novo trabalho. No show, Félix também relembra alguns hits da época do La Pupuña, como “São Domingos do Surf” e “Só a galera”. O artista promete um show dançante com uma boa mostra da nova música paraense.

Cinema 

No cinema do Capim Dourado Shopping tem a comédia dramática em 83 min - Entre Abelhas - com classificação para 14 anos tendo o ator Fábio Porchat como protagonista. O filme conta a história de um jovem de quase 30 anos que acaba de se separar da mulher e percebe que coisas estranhas estão acontecendo em sua vida. Ele tropeça no ar, esbarra no que não vê - até perceber que as pessoas ao seu redor estão desaparecendo só para ele. Os dias correm e a situação só piora. 

Filmes de ação não faltam no cinemark para o final de semana. Tem o longa Noite Sem Fim com duração de 114 minutos e classificação para 16 anos de idade, tem também o O Franco Atirador com mesmo tempo e classificação daquele. Também tem o filme Os Vingadores 2: A Era de Ultron 3D com duração de 150 minutos e classificação para 12 anos. Velozes e Furiosos 7 3D continua em cartaz no cinemark. Também são encontrados filmes de aventura e infantil. 

No cinema do Palmas Shopping tem ação. São eles, Noite Sem Fim, O Franco Atirador, Velozes e Furiosos 7 e Vingadores: Era de Ultron. Noite Sem Fim conta a história de Jimmy Conlon que é um atirador da máfia que sempre foi leal a Shawn Maguire, que conhece há décadas. Seu passado fez com que se afastasse do filho, Michael, que vive ao lado de esposa e filha. Michael tentou ser lutador de boxe profissional, mas não teve sucesso no esporte e hoje trabalha como motorista de limusine. Um dia, ao realizar um trabalho, ele leva dois traficantes à casa de Danny Maguire, o filho de Shawn. Danny mata ambos e, após perceber que Michael viu uma das mortes, passa a persegui-lo. Jimmy consegue matá-lo antes, o que desperta a fúria de Shawn, que agora quer que Michael morra para que seu antigo parceiro sinta o mesmo que ele.

Adiantando 

Para quem curte uma boa música hoje tem show Paulinho Pedra Azul – 60 anos, músico mineiro que vai comandar um Aperitivo Sonoro especial no Tênis Sesc, no Jardim Aureny III a partir das 19 horas. 

Circulando o País desde o ano passado com o show comemorativo, o cantor pretende apresentar músicas de sucesso, como “Jardim da Fantasia” (Bem-te-vi), “Ave Cantadeira”, “Cantar” e “Recado para um amigo solitário”.

Hoje também tem apresentação de artistas do Piauí e Amazonas. Os artistas são integrantes do projeto Sesc Amazônia das Artes vão apresentar espetáculos com assuntos semelhantes: dança contemporânea com foco no corpo. O Balé da Cidade de Teresina (PI) e Odacy de Oliveira (AM) estarão no Teatro Sesc Palmas nos dias 8 e 11 de maio, respectivamente. As apresentações serão às 20 horas com entrada gratuita.

Nilo Alves 

O cantor, compositor, escritor e jornalista Nilo Alves,  se apresenta nesta sexta-feira, 8, a partir das 22 horas, no Mumbuca Restaurante.O show, que é para comemorar os 30 anos de música do cantor, fará uma retrospectiva da MPB dos anos 70 até 2015.