Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Tema da Feira de Tecnologia Agropecuária – Agrotins Brasil 2015, a produção de grãos, ganha destaque e apresenta novas tecnologias que estimulam o investimento de produtores na produção de sementes de grãos. As empresas de sementes de soja, milho, sorgo e insumos marcam presença com exposição de vitrines na feira, e o número de visitantes nos estandes confirma a tendência da procura dos produtores por sementes de grãos de alto padrão produtivo.

A sócia-proprietária da empresa Nativa, Viviane Kato, explica que os produtores estão interessados em investir em sementes mais produtivas. “As negociações estão excelentes, os produtores têm nos procurado para saber das novidades. O que temos notado é que há uma procura de sementes de milhos de diversos híbridos, mas também do milho para pamonha. A Agrotins está superando as nossas expectativas de negociações”, confirmou.

O consultor da empresa de sementes KWS, Luiz Antônio disse que as negociações estão superando as expectativas iniciais. “Os produtores estão interessados na busca de novas sementes, principalmente de milho para a primeira e segunda safra. Há também procura para variedades de sementes de soja e sorgo. A produção tocantinense de grãos está em expansão, por isso essa procura cada vez mais de sementes de grãos”, definiu.

Produtor

O produtor José de Sousa, do município de Figueirópolis, é um dos interessados na compra de sementes de soja mais produtiva. “A intenção é produzir na próxima safra três hectares de soja, por isso estou comprando sementes certificada e de boa qualidade para garantir a produção. Sabemos que a semente sadia é essencial nas culturas de grãos”, disse.

Realização

A feira teve início na última terça-feira, 5, e prossegue até sábado, 9, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional. 

Agrotins é promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro e vinculadas, Agência da Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e apoio de instituições financeiras e entidades de classe ligadas ao setor produtivo.